"Essa é uma indicação que faço questão de compartilhar com Alfonso Cuarón, que abraçou Ainda Estou Aqui e conduziu um debate fundamental que tivemos numa sessão em Londres"
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado ao BAFTA 2025 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Esta é a décima indicação do diretor à premiação britânica, onde já conquistou dois prêmios por Central do Brasil e Diários de Motocicleta.
"Essa é uma indicação que faço questão de compartilhar com Alfonso Cuarón, que abraçou Ainda Estou Aqui e conduziu um debate fundamental que tivemos numa sessão em Londres", afirmou Salles. Ele destacou os desafios enfrentados pelo longa no processo de votação, uma vez que ainda não estreou nos cinemas do Reino Unido, previsto para fevereiro, sendo acessado pelos votantes apenas por meio de um aplicativo.
Ambientado no Brasil de 1971, durante o regime militar, o filme é baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. A história acompanha uma mãe de cinco filhos que se torna ativista após o desaparecimento de seu marido sob custódia da Polícia Militar.
Fernanda Torres, no papel de Eunice, recebeu elogios pela sua performance, conquistando o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. O elenco também conta com Selton Mello e participação especial de Fernanda Montenegro, reprisando a parceria marcante com Salles desde Central do Brasil.
O longa já atraiu mais de três milhões de espectadores no Brasil e conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024. Com estreia nos Estados Unidos marcada para 17 de janeiro, Ainda Estou Aqui reforça o prestígio internacional do cinema brasileiro.
Comments