top of page
Foto do escritorJamille Oliveira

Um breve mergulho no romance do escritor D.H. Lawrence, no filme, O amante de lady Chatterley

Atualizado: 29 de abr. de 2023

A Netflix adaptou o romance e trouxe a atriz de The Crow, Emma Corrin, no papel principal.

Divulgação Netflix


O livro foi lançado em 1928, e gerou polêmicas na época, destaque maior obviamente pelo conteúdo sexual explícito em uma época um tanto conservadora. Para quem não sabe o streaming de filme e séries Netflix, lançou no ano passado uma adaptação do romance, e claro, que o enredo adaptado possui algumas alterações. A história original do livro permanece intacta no filme até mesmo a mudança do casal Chatterley — Clifford (Matthew Duckett.) e Connie (Emma Corrin) — para a mansão da propriedade Wragby, a contratação dos funcionários e um final expandido para além das palavras da autor.


Adaptção da Netflix


A adaptação do streaming contextualiza as cenas com naturalidade. Os exemplos disso são; a contratação dos empregados que serviu para introduzir Mellors (Jack O' Connell) na história. No romance, Oliver Mellors já trabalhava para Clifford havia oito meses quando viu pela primeira vez lady Chatterley. Em outros momentos do livro, a saída foi recorrer à narração de cartas trocadas entre os protagonistas, diferente do romance.



Enredo Original fiel ao filme


Detalhes importantes permanecem na mudança para o longa-metragem: Assim como no livro, o filme de 2022 contém alto teor de nudez e atos sexuais, que os protagonistas da trama executaram com louvor; incluí masturbação e o sexo. E esse é o pilar central da história; Connie só se apaixona por Millors por que não fazia sexo com Clifford. O marido é paraplégico devido a ferimentos da 1° Guerra Mundial.


Ele não fez sexo com Connie na lua de mel, foi ao front, voltou lesionado e não demonstrou desejo sexual desde então. Os diálogos principais da trama permanecem fiéis ao escrito no original publicado. Na época em que o livro foi publicado vigorava uma lei contra "obscenidade" em especial nos EUA e Reino Unido. Por ser um texto com grandes descrições sexuais, a obra foi banida desses países. Para conseguir editar o texto. Lawrence teve que recorrer à impressão em Florença, na Itália. O filme faz referência a banimentos de livros por essa lei. A história é muito interessante e nos mostra a coragem de uma mulher em que não teve medo de romper padrões e se posicionar sobre o que queria e que vida queria.



Confira o trailer abaixo:


 

O amante de lady Chatterley

Lady Chatterley's Lover


Lançamento: 2022

Direção: Laure de Clermont-Tonnerre

Elenco: Jack O'Connell, Emma Corrin

 


38 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page