Quase seis anos após sua estreia em sua história de linhagem em 2016, o Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch está retornando com sua própria sequência e vai mergulhar de vez nas realidades alternativas do Universo Cinematográfico da Marvel.
“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” traz de volta o ex-Feiticeiro Supremo (ele já perdeu o título mágico por um detalhe técnico) para uma aterrorizante aventura multidimensional, dirigida pelo lendário diretor de terror Sam Raimi. Tendo em vista que diretor original de “Doutor Estranho”, Scott Derrickson, deveria ser o responsável pela sequência, mas ele abandonou o projeto devido a diferenças criativas, abrindo caminho para o retorno de Raimi.
Depois de dirigir a trilogia original de "Homem-Aranha com Tobey Maguire nos anos 2000 e mudar completamente o gênero de quadrinhos para sempre, Raimi não fez mais nenhum filme de super-herói desde então, e seu último esforço como diretor foi “Oz, o Grande e Poderoso” de 2013.
Com Raimi nas rédeas, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” está prestes a ser o primeiro filme de terror do MCU, embora ainda mantenha uma classificação PG-13. Filmes da Marvel e séries do Disney+ como “Loki” e “Homem-Aranha: No Way Home” romperam o tópico do multiverso, mas Doutor Estranho está mergulhando direto, com Wanda Maximoff de Elizabeth Olsen, também conhecida como Feiticeira Escarlate, ao seu lado.
O filme também apresenta a jovem e nova super-heroína America Chavez, interpretada por Xochitl Gomez, que possui o poder de atravessar diferentes mundos do multiverso.
Doutor Estranho e Wanda Maximoff apareceram em muitos outros projetos do MCU, incluindo os últimos filmes de “Vingadores”, e já houve muita loucura no multiverso, então aqui está tudo o que você deve saber do MCU antes de ver a sequência.
AVISO: O texto a seguir contém spoilers de vários títulos do MCU, mas não de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”.
“Doutor Estranho” (2016)
Dr. Stephen Strange aparece rapidamente em “Capitão América: O Soldado Invernal”, de 2014, mas ele faz sua verdadeira estreia no MCU neste filme do diretor Scott Derrickson. Quando o conhecemos (interpretado por Benedict Cumberbatch), Strange é um neurocirurgião brilhante e arrogante de Nova York que não pensa em humilhar seu colega menos que brilhante Dr. West (Michael Stuhlbarg) enquanto salva o paciente de West.
Mas enquanto está indo para uma conferência, Strange sofre um terrível acidente de carro que estilhaça suas mãos – e sua carreira de cirurgião. Em desespero, ele rompe seu relacionamento instável com outra colega, Dra. Christine Palmer (Rachel McAdams), e procura a Anciã (Tilda Swinton), que o ensina a se tornar um mestre das artes místicas em seu complexo nepalês, Kamar. -Taj. Em sua primeira lição, a Anciã conta – e mostra – a Strange um “número infinito” de universos dentro do “multiverso”.
Em Kamar-Taj, Strange faz amizade com dois colegas feiticeiros: Wong (Benedict Wong), o bibliotecário mordaz, e Karl Mordo (Chiwetel Ejiofor), um pensador em preto e branco que fica desiludido com a forma como Strange e o Ancião distorcem seus códigos morais para chegar aos seus fins. Strange também fica de posse do Manto da Levitação e do Olho de Agamotto, que contém a Joia do Tempo e permite que Strange manipule o fluxo do tempo.
O Ancião morre lutando contra o vilão do filme, Kaecilius (Mads Mikkelsen), que se comprometeu com a Dimensão das Trevas e seu mestre, Dormammu. Strange finalmente derrota Kaecilius e se torna o mestre do santuário da cidade de Nova York, mas Mordo se desentende com Strange e promete livrar o mundo de feiticeiros e magia.
Onde você pode assistir: Disney+; aluguel ou compra digital.
"Vingadores: Guerra Infinita" (2018) e "Vingadores: Ultimato" (2019)
Após se unir ao Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Homem-Aranha (Tom Holland) em “Guerra Infinita”, Doutor Estranho se vê capturado e levado ao espaço enquanto os lacaios de Thanos (Josh Brolin) tentam arrancar a Joia do Tempo dele. Os heróis caem no planeta Titã, onde encontram os Guardiões da Galáxia.
Antes de lutarem contra Thanos, Strange explica que ele viu milhões de possíveis linhas do tempo futuras, e havia apenas uma em que os Vingadores venceram. E, de fato, todos são superados por Thanos; antes que Thanos possa matar o Homem de Ferro, no entanto, Strange desiste da Joia do Tempo em troca da vida de Tony. Strange diz a Tony: “Não havia outro jeito”.
Durante a Batalha de Wakanda, Thanos procura Visão (Paul Bettany), o sintezóide alimentado pela Joia da Mente, a peça final da Manopla do Infinito. Em angústia, Wanda Maximoff destrói a Joia da Mente – e mata seu amado – para que Thanos não consiga colocar as mãos nela, mas o esforço é em vão. Thanos usa a Joia do Tempo de Strange para restaurar Visão e arrancar a Joia da Mente de sua cabeça, matando-o permanentemente. O supervilão então estala os dedos usando a Manopla do Infinito e apaga metade de toda a vida no universo, incluindo Strange, Wanda e a maioria dos Vingadores.
Avançando cinco anos depois dos eventos do primeiro filme, os Vingadores restantes conseguem viajar no tempo, recuperar as Joias do Infinito e trazer de volta todos que foram apagados da existência. Na batalha final contra Thanos, Strange retorna e ajuda a teletransportar todos os outros super-heróis, soldados de Wakanda e Asgardian no MCU para salvar o dia. No entanto, Wanda descobre que Visão ainda está morto e quase mata Thanos sozinha, sugerindo o grande poder que reside dentro dela.
Onde você pode assistir: Disney+; aluguel ou compra digital.
“Wanda Vision” (2021)
Wanda lidou com a morte de Visão comandando a cidade suburbana de Westview e transformando-a em sua própria utopia perfeita de felicidade de sitcom de TV suburbana, recriando uma simulação de Visão para viver com ela. Essa é a espinha dorsal de “WandaVision”, que acha a magia de Wanda tão poderosa que ela até dá “à luz” a gêmeos, chamados Billy e Tommy.
Eles envelhecem rapidamente em tweens ao longo de apenas alguns dias e possuem seus próprios superpoderes. Wanda é ferozmente protetora com eles, mas quando ela percebe que tem que quebrar seu feitiço sobre Westview – e libertar seus muitos habitantes do controle mental – ela também tem que deixar seus filhos irem. Eles não podem existir fora de seu feitiço.
A experiência também desperta a verdadeira natureza de Wanda como um ser antigo e extremamente poderosa conhecida como Feiticeira Escarlate – um nome que ela aprende por cortesia da colega bruxa Agatha Harkness (Kathryn Hahn). Agatha também é responsável por Wanda tomar posse do Darkhold, um antigo livro de feitiços considerado a mais poderosa coleção de magia negra.
“WandaVision” termina com Wanda em uma cabana remota estudando o Darkhold, e de repente ouvindo as vozes de seus filhos gritarem para ela.
Onde você pode assistir: Disney+
"Loki" (2021)
Curiosamente, embora o Doutor Estranho estivesse aprendendo sobre o multiverso desde o início, de acordo com “Loki”, o multiverso foi mantido sob controle pela Autoridade de Variação do Tempo por… por um bom tempo. Em vez disso, a existência tem se arrastado em uma única linha do tempo podada de variantes irritantes pela TVA – até que a variante de Loki (Tom Hiddleston) que escapa da captura em “Vingadores: Ultimato” é capturada pela agência metafísica. No final da série, a variante feminina de Loki, Sylvie (Sophia Di Martino), mata o chefe da TVA, He Who Remains (Jonathan Majors), e o multiverso nasce.
Onde você pode assistir: Disney+
"What If...? (2021)
O primeiro projeto animado do MCU, “What If...?” explora linhas de tempo alternativas no multiverso, como uma em que Peggy Carter (Hayley Atwell) pega o escudo do Capitão América e se torna a Capitã Carter, ou outra em que zumbis superpoderosos dominaram o mundo.
Em um episódio, intitulado “What if… Doutor Estranho perde seu coração em vez de suas mãos?”, um Estranho alternativo se volta para o lado sombrio depois que Christine Palmer morre e ele embarca em uma busca egoísta e condenada para salvá-la.
A Christine deste universo morre no mesmo acidente de carro que destruiu as mãos do Strange original e o colocou no caminho para se tornar o Feiticeiro Supremo. Oprimido pela dor, esta versão de Strange usa a Joia do Tempo para viajar de volta e tentar salvar Christine, mas ele falha repetidamente. O Ancião explica a Strange que a morte de Christine é um “ponto absoluto” que não pode ser alterado na linha do tempo.
Ela o divide em um bom Estranho, que aceita a morte de Christine, e um Estranho maligno, que se autodenomina Estranho Supremo depois de absorver os poderes de criaturas místicas e sombrias. O médico sombrio derrota a boa versão de si mesmo e fica tão consumido pelo poder e arrogância em sua busca para salvar Christine, que ele colapsa totalmente seu universo e acaba preso dentro da pequena bolha que resta dele, sozinho.
Onde você pode assistir: Disney+
“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (2021)
“Spider-Man: No Way Home” revela que a ausência do Doutor Estranho durante o Blip significa que ele não é mais o Feiticeiro Supremo – em vez disso, o papel caiu para Wong. Sem supervisão direta de Wong, Strange tenta ajudar Peter Parker (Tom Holland) lançando um feitiço no qual a população esquecerá que ele é o Homem-Aranha.
A interferência de Peter durante o feitiço – pedindo que não se aplique a certos entes queridos como tia May (Marisa Tomei) e MJ (Zendaya) – faz com que Strange abra um rasgo acidental no multiverso. Vários inimigos do Homem-Aranha de outros universos (ou seja, outras franquias de filmes) aparecem, assim como dois outros Peter Parkers (ou seja, os interpretados por Tobey Maguire e Andrew Garfield). Em última análise, Strange repara a fenda multiversal lançando um feitiço que faz todos esquecerem quem é Peter Parker.
Onde você pode assistir: Aluguel e compra digital.
Comments