Quem conhece o seriado Peaky Blinders, sabe que o programa que apresenta uma atmosfera de suspense noir é bem elogiado pela sua incrível trilha sonora, reunindo diversos artistas do mundo da cultura pop. E nisso, o diretor da famosa série, Anthony Byrne, revelou que Thom Yorke e Jonny Greenwood do Radiohead, contribuíram com músicas novas e originais para a sexta e última temporada do programa.
O drama crime-noir do período de Birmingham estreia sua temporada final neste fim de semana (domingo, 27 de fevereiro) e, como de costume, os fãs estão ansiosos para ouvir qual música será apresentada no programa.
A música tema do seriado é "Red Right Hand" do Nick Cave & The Bad Seeds. Entretanto, o programa apresentou em sua grade músicas de artistas como Arctic Monkey, David Bowie, PJ Harvey, Iggy Pop, Royal Blood, Laura Marling, IDLES, Savages e Foals- assim como uma partitura original de Anna Calvi para essa última temporada.
As composições do Radiohead não são tão desconhecidas assim no universo de Peaky, suas músicas já situaram anteriormente cenas importantes, e agora foi revelado que os companheiros de banda Yorke e Greenwood escreveram novas canções para a próxima série.
“Thom Yorke e Johnny Greenwood contribuíram com alguns trabalhos originais”, disse o diretor Anthony Bryne à NME.
“Estou na lua com tudo isso. A música sempre foi muito importante historicamente, e eu estava realmente interessado em trazer uma pontuação dramática para ela. Estamos usando muito mais nesta temporada. É uma temporada muito mais pesada, então o placar está levando as coisas em uma direção muito diferente. É sempre sobre Tommy e sua cabeça. É para isso que eu continuo voltando.”
Em uma entrevista realizada em 2019 para NME, o ator principal Cillian Murphy (que escolhe a música a dedo ao lado de Byrne) nos disse: “Você sabe quando uma música é 'Peaky'. Os artistas são estranhos. Eles resistiram à tirania do mainstream, digamos?”
Para esta temporada, Byrne revelou que músicas de nomes como Patti Smith, Joy Division e Sinead O' Connor também terão uma participação importante.
“Sinead O'Connor foi importante para mim porque ela é muito talentosa”, disse Byrne à NME. “Parece que ela não faz parte de uma conversa no momento, e ela tem um trabalho tão incrível. Ela é tão Peaky, mas por alguma razão ela simplesmente escapou. Se você tem o [criador do programa] Steven Knight assistindo e ele está em lágrimas, então você sabe que fez a coisa certa.
“Também Patti Smith é outra. Ela não esteve em Peaky [antes] , mas deveria estar. Parecia tão natural para ela estar lá. Isso foi um grande ganho para nós.”
Calvi também retorna para escrever a trilha sonora da sexta temporada, mas desta vez ela se juntou ao produtor de Bad Seeds, Nick Launay.
“Ainda é a paisagem onírica que permite que certas emoções aconteçam, enquanto outras vezes contrastam com o que está acontecendo”, disse o criador de Peaky, Steven Knight. “É a ponte entre um drama de época e um público moderno. Dá-lhe aquela emoção que você reconhece. As pessoas que viviam na época têm as mesmas emoções que temos agora, mas apenas com roupas diferentes”.
A sexta temporada de Peaky Blinders estreia na BBC One neste domingo (27 de fevereiro) às 21h.
Enquanto isso, a nova banda de Yorke e Greenwood, The Smile–completada por Tom Skinner, do Sons Of Kemet – revelou recentemente os singles "You Will Never Work In Television Again" e "The Smoke". Eles também fizeram três shows que foram transmitidos ao vivo em Londres, e vão sair em uma turnê completa no Reino Unido e na Europa ainda este ano.
Comments