O renomado autor de terror Stephen King revelou o que considera ser o filme mais assustador já feito, destacando o impacto de Night of the Living Dead, de George A. Romero
Em um ensaio para a Variety, Stephen King compartilhou sua escolha para o filme de terror mais assustador de todos os tempos. Refletindo sobre como o medo pode mudar ao longo das fases da vida, o autor mencionou que The Haunting (1963), dirigido por Robert Wise, foi o filme mais assustador que viu aos 16 anos. Como adulto, The Blair Witch Project passou a liderar suas preferências, com sua sensação “crescente de destruição”.
Mas, ao analisar todos os tempos, King afirmou que Night of the Living Dead, obra-prima de George A. Romero lançada em 1968, permanece como seu favorito. O autor descreveu a experiência de assistir ao filme como um momento de “terror impotente”.
“Eu nunca vou esquecer o irmão mais velho bajulador fazendo sua imitação ruim de Boris Karloff — 'Eles estão vindo para te pegar, Barbara... tem um agora!' Ele está apontando para o velho bêbado tropeçando entre as lápides, só que o velho bêbado acaba sendo um cadáver reanimado, e quando Barbara se tranca no carro, ela descobre que o irmão bajulador — Johnny — pegou as chaves. Enquanto isso, o velho está tentando chegar até ela, e o espectador entende que ele não vai parar. É um momento de puro terror atávico. Barbara coloca o carro em ponto morto (provavelmente impossível sem a chave, mas isso é cinema) e rola colina abaixo, escapando... temporariamente.”
Embora reconheça que o filme perdeu um pouco de seu poder ao longo dos anos, King relembra com intensidade o impacto emocional que ele teve em sua primeira exibição.
Comments