'Rosa' foi lançado oficialmente em 27 de junho de 2024
Desde seu surgimento em 1991 como vocalista e guitarrista do Skank, Samuel Rosa vem apresentando suas referências musicais que colocaram tanto o mineiro quanto a banda como grandes nomes que surgiram na música brasileira na década de 1990 com discos marcantes e músicas inesquecíveis.
Em 2023, o Skank encerrou suas atividades e seus ex-integrantes começaram a se aventurar em outros projetos em carreira solo. No caso de Samuel ele já resolveu em 2024, mostrar suas veias artísticas com 'Rosa', seu aguardado primeiro disco solo de estúdio, para iniciar sua nova fase como músico.
É preciso salientar que em 2016, quando ainda era integrante do Skank, ele lançou com o ilustre Lô Borges, o excelente disco ao vivo “Samuel Rosa & Lô Borges: Ao Vivo no Cine Theatro Brasil”. Esse álbum contou no seu repertório com músicas do Skank e do Clube da Esquina no qual Lô é integrante e Samuel é um fã assumido do movimento que revolucionou a música brasileira na década de 1970.
'Rosa' tem 10 faixas e uma duração de quase 40 minutos. A capa foi realizada por Stephan Doitschinoff, artista visual paulistano, descendente de búlgaros, que é pintor e escultor. De cara ela lembra coisas místicas e até discos como “A Tábua de Esmeralda” de Jorge Ben Jor que impactam pelo seu visual. O conteúdo lírico do disco tem como seu proposito em apresentar várias faces emocionais e sonoras.
“Segue o Jogo”, primeiro single do álbum, faz um som que traz Pop Rock e MPB muito bem combinados em uma sonoridade rica em termos musicais. Sua letra aborda o término de um relacionamento amoroso de forma madura e reflexiva. E como chegou ao fim, ele aceita esse termino e usa frase futebolística Segue o Jogo para seguir a vida em frente sem esquecer os bons momentos que passou com a pessoa.
‘Não Tenha Dó” apresenta simplicidade sonora ao trazer um pop sessentista com arranjos de acordas suaves e vibrantes de Owen Pallett (que já trabalhou com Arcade Fire e Lana Del Rey) que evocam uma letra bem bonita e intimista sobre a visão de uma pessoa apaixonada diante do fim de uma paixão. Ela proporciona aos ouvidos o excelente uso de suplicas emocionais.
Owen Pallett faz também arranjo de cordas em “Palma da Mão” e “Rio Dentro do Mar”. Ambas as músicas analisam o amor em sua completude e o sentimento quando estamos apaixonados de forma sincera e verdadeira em uma sonoridade envolvente. Elas podem ser facilmente dedicadas à jornalista Laura Sarkovas com quem o músico tem um relacionamento desde 2018, uma filha recém nascida e mora com elas em São Paulo.
“Ciranda Seca (Dinorah)” é uma música que exalta a força da mulher brasileira que sabe ser forte, empoderada, guerreira e influenciadora para as pessoas à sua volta e traz consigo elementos sonoros nordestinos misturados com rock e country. Ela foi feita para a trilha sonora da série “Cangaço Novo” do Amazon Prime Video, mais precisamente na personagem Dinorah Vaqueiro vivida pela habilidosa atriz Alice Carvalho. A faixa é um verdadeiro destaque atmosférico dentro do disco.
“Bela Amiga” e “Aquela Hora” tem elementos do Indie Rock com toques bem brasileiros que falam liricamente de temas profundos e emocionais. Uma trata fala de uma pessoa que quer sentir algo a mais por uma pessoa na qual é amiga, enquanto que a outra, aborda separação de pais e filhos na visão de um filho que decide se emancipar e sair de casa para realizar seus sonhos.
“Flores da Rua” traz uma vibe oitentista por conta de seus beats, suas melodias e o uso de backing vocals. Ela tem pegada forte no Rock e traz uma letra bem empática e ensolarada sobre o amor. Enquanto que “Me Dê Você” e “Tudo Agora” trazem nos seus timbres elementos de Reggae e Soul de forma bem vibrante.
'Rosa' é um excelente disco de estreia de estúdio em carreira solo de Samuel Rosa que consolida ainda mais seu nome na música brasileira com um álbum envolvente, harmonioso e introspectivo, que reflete a habilidade do músico em transitar por vários caminhos, principalmente pelos mais conhecidos a ponto de ampliar ainda mais seus horizontes artísticos.
Com letras inspiradas, sonoridade maravilhosa e experiências viscerais, 'Rosa' não precisa ser comparado com o trabalho de Samuel no Skank. Devemos olhar com carinho e reconhecer que a banda foi inspiradora e importante em sua trajetória musical. O objetivo é olhar para o futuro, oferecendo músicas cativantes para antigos e novos fãs. O álbum apresenta uma sonoridade eclética que transita por vários gêneros musicais e destaca, de forma bonita, o talento artístico admirável do artista.
Rosa
Samuel Rosa
Ano: 2024
Gênero: Pop Rock, Rock, MPB
Para quem gosta de: Skank, Lô Borges e Nando Reis
Ouça: "Segue o Jogo", "Não Tenha Dó", "Ciranda Seca (Dinorah)"
Comments