É incrível quando o cinema e suas peculiaridades conseguem nos transportar para uma outra dimensão através de histórias que precisam ser contadas e que possuem a capacidade de emocionar verdadeiramente. Tornando essa experiência única e assertiva. Algumas obras cinematográficas possuem essa virtude de nos transformar como pessoas e expandir o mundo ao redor dos nossos olhos. 'Pig' é uma dessas fascinantes jornadas pela tela do cinema, que consegue cativar, emocionar e despertar sentimentos distintos em cada telespectador.
Um drama regado por um suspense estupendo que marca a estreia do diretor Michael Sarnoski, com Nicolas Cage, Alex Wolf e Adam Arkim, no elenco. A narrativa nos convida a conhecer a rotina de Rob (Cage) um homem solitário, ex-chefe de cozinha, que vive com sua porca caçadora de trufas em uma floresta afastada do meio urbano. Um acontecimento inesperado envolvendo a porca, vai mudar totalmente a rotina desse homem e lança-lo em uma busca emocionante sobre a vida e a existência. Algo realmente fascinante de se ver nas telas.
As cenas onde Rob atua com o animal são momentos memoráveis da trama. A troca de olhares entre homem e animal revelam toda a sensibilidade e sentimentalismo desse thriller. Aquele brilho espontâneo no olhar que reflete o amor. Apesar de ser um longa-metragem que tem seus momentos de violência, Sarnoski equilibra muito bem a impetuosidade com a dramatização.
Confesso que quando vi o nome de Cage no elenco fiquei um pouco com o pé atrás, não vou negar. Se analisarmos os últimos filmes que ele tem feito sua atuação deixa muito a desejar. Mas em 'Pig' a conversa é outra, totalmente diferente. Impressionante como esse sujeito (Cage) possui a capacidade de surpreender e entregar uma atuação estupenda e excepcional. Simplesmente fantástico! Realmente fica aquela impressão de que quando ele quer desligar o piloto automático e atuar verdadeiramente ele faz e cala a boca de muita gente por aí. Podemos considerar a melhor atuação de sua carreira até agora, digna de uma estatueta no Oscar.
Junte isso a ótima direção e visão de Michael Sarnoski, temos um filme poderosíssimo e bonito que traça olhares singelos e memoráveis sobre a vida e o seu tão enigmático sentido que a muito pelejamos entender. A obra abraça muito bem a brutalidade com o sentimentalismo, algo que dificilmente a gente vê por aí.
'Pig' consegue muito bem te envolver do início ao fim. Daqueles filmes que você esquece do mundo e nem vê a hora passar e, quando você desperta dessa experiência envolvente, simplesmente vai se perguntar, o que foi isso? Filme Maravilhoso! Ótima fotografia, roteiro muito bem fechado, atuações maravilhosas e convincentes, falando nisso Alex Wolf é outro nome que vem despontando aí no mercado, o rapaz tem feito bons filmes como 'Hereditário', por exemplo. São detalhes que fazem do filme um thriller sensacional e vibrante sem perder o olhar poético sobre a narrativa.
Um dos melhores filmes que eu vi esse ano. Uma experiência honesta, comovente e emocionante. Cinema com "C maiúsculo".
Filme: Pig
Lançamento: 16 de julho de 2021 (EUA)
Diretor: Michael Sarnoski
Roteiro: Michael Sarnoski; Vanessa Block
Gênero: Drama/Thriller
Duração: 1h 32m
Nota no Imdb: 6.9
Onde ver: Vudu
Assista ao trailer aqui embaixo
Marcello Almeida
É editor e criador do Teoria Cultura.
Pai da Gabriela, Técnico em Radiologia, flamenguista, amante de filmes de terror, adora bandas como: Radiohead, Teenage Fanclub e Jesus And Mary Chain. Nas horas vagas, gosta de divagar história sobre música, cinema e literatura.
marce.almeidasilvaa@gmail.com
댓글