top of page
Foto do escritorMarcello Almeida

Ouça o novo dueto de Björk e Rosalía, 'Oral'

O videoclipe mostra as duass artistas em formato deepfake gerado por IA.

Arte 'Oral' de Björk e Rosalía.
CRÉDITO: James Merry


Björk e Rosalía colaboraram para lançar a nova música 'Oral', apresentada hoje, 21 de novembro. Essa parceria inédita entre as duas artistas destaca a preocupação ambiental, focando na cruel prática e nas consequências prejudiciais da criação de salmão em currais abertos na terra natal de Björk, a Islândia.


'Oral' teve sua origem há mais de duas décadas quando Björk o concebeu durante o período entre os álbuns 'Homogenic' de 1997 e 'Vespertine' de 2001. Posteriormente, a cantora decidiu deixá-lo de lado, abandonando a faixa depois de perceber que não se adequava a nenhum dos LPs.



Segundo informações divulgadas em um comunicado à imprensa, o artista redescobriu a faixa durante uma turnê pela Austrália no início deste ano, após ser lembrado de seu nome. Coincidentemente, esse momento coincidiu com a divulgação de um relatório que destacava os impactos devastadores das operações de criação de salmão pouco regulamentadas nos ecossistemas nativos da Islândia. Diante desse contexto, Björk chamou Rosalía para colaborar na revitalização da música e, ao mesmo tempo, ampliar a conscientização sobre o tema.


Isso é a coisa certa a fazer?/Oh, eu simplesmente não sei./Eu simplesmente não sei ”, ambas cantam no refrão poderoso e emotivo.


A faixa também vem acompanhada de um videoclipe triunfante, criado pela artista visual Carlota Guerrero. Aqui, o acompanhamento visual mostra duas versões deepfake geradas por IA dos artistas treinando juntas – explorando temas de raiva feminina e se unindo para lutar contra um inimigo maior.


“Carlota criou o conceito e executou o vídeo, explorando o uso da tecnologia de IA e abraçando as falhas que confundem a linha entre a realidade e a virtualidade, ao mesmo tempo que desafia as noções de identidade”, diz a descrição do vídeo.



Além de contribuir para a conscientização sobre a falta de regulamentação e a rápida expansão das práticas de criação em currais abertos, que, em muitos casos, resultaram em mutações genéticas no ADN do salmão e se tornaram propícias a diversos parasitas e doenças, os dois artistas também estão direcionando os lucros provenientes do single para uma causa significativa. Concretamente, os rendimentos de 'Oral' serão destinados a apoiar um processo judicial movido por residentes da cidade de Seyðisfjörður, situada no lado oriental da Islândia, em relação à pesca.

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page