top of page
Foto do escritorMarcello Almeida

O duo belo-horizontino Paira traz canções repletas de sentimentos no nostálgico e agridoce 'EP01'

Paira é uma grata e satisfatória surpresa vinda de Minas, um nome para se ficar de olho

Banda Paira
Foto: Artur Lahoz


É de Minas Gerais que surge o som nostálgico e agridoce feito pelo duo Paira, dupla formada pelos talentosos Clara Borges e André Pádua, que destilam inúmeros sentimentos e camadas através de um indie rock melódico, sem esquecer a distorção e a microfonia que, em certos momentos, podem remeter a bandas como Jesus And Mary Chain e até mesmo fazer lembrar as doces canções do Terno Rei.


O que mais chama a atenção no Paira é a capacidade de abordar temáticas e diversos sentimentos em pouco menos de 20 minutos. Isso mesmo, esse é o tempo de duração do ótimo e primeiro EP da dupla, intitulado apenas 'EP01', lançado pela Balaclava Records. O trabalho abre com "Música Lenta", que logo nos instantes iniciais embarca o ouvinte em uma atmosfera de ruídos e ótimas guitarras ao estilo Slowdive, com uma letra minimalista que escancara as angústias da vida adulta de forma sublime e poética. Algo nessa canção resgata a sonoridade de bandas dos anos 90 que mergulhavam de cabeça no breakcore/drum and bass.



Um trabalho ligeiro, urgente e completo, com uma abordagem rica e embasada que consegue transmitir sua mensagem e conversar com o ouvinte em apenas cinco músicas que destacam o talento de Clara e Pádua. Exemplo disso é a atmosférica e convidativa "O Fio", que faz uso de camadas eletrônicas, criando uma ambientação de batidas simplistas que ornam liricamente com as vozes da dupla. Algo aqui soa familiar com o Sweet Trip, banda veterana do rock experimental eletrônico. Porém, o duo consegue canalizar suas influências e soar original, criando sua própria identidade.


"Leve" destaca o processo criativo da banda, que brinca com inúmeras possibilidades de criar música de qualidade, sempre com cuidado na estética instrumental e nos vocais, que surgem como peça principal para as composições e letras poéticas. O duo belo-horizontino parece estar constantemente avançando e ultrapassando suas limitações dentro do estúdio. "Como um Rio" chega com suas nuances que bebem das águas do pós-punk, mais uma vez dando ênfase aos vocais e às diversas paisagens sonoras que os instrumentos do duo procuram criar, às vezes sendo densos e noturnos.



Paira é uma grata e satisfatória surpresa vinda de Minas, um nome para se ficar de olho. O som da banda é um misto de tristeza e dores da alma, com uma pitada de liberdade, pontuado por boas letras que na verdade são versos honestos e de pura poesia sobre fins de relacionamentos e amores não correspondidos. Essas características permeiam todo o trabalho da dupla.

 

EP01

Paira


Ano: 2024

Gênero: Indie Rock, Eletrônica

Ouça: "Como um Rio", "Fio"

Pra quem curte: Slowdive, Terno Rei

Humor: Nostálgico, Atmosférico, Agridoce


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Ouça "O Fio"


76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page