top of page
Foto do escritoralexandre.tiago209

O dia em que Bruce Springsteen ajudou a derrubar o Muro de Berlim através da sua música

Atualizado: 30 de ago. de 2022


Bruce Springsteen se apresentando no 15º show anual do Stand Up For Heroes em 8 de novembro de 2021. CRÉDITO: Jamie McCarthy/Getty Images for SUFH


Bruce Springsteen é um músico genial e espetacular na história da música. Tanto que por isso é reconhecido e chamado de "The Boss" seja pela sua arte, seus pensamentos, sua luta por um mundo melhor e sua genialidade. Mas o que pouca gente sabe é que ele ajudou maneira direta ou indireta a derrubar o Muro de Berlim com a sua música.


Desde 1961, a Alemanha possuía em Berlim, capital do seu país, um muro gigantesco que fez o país se dividir em dois por sanções diplomáticas provocadas ao país após o fim da terrível e sangrenta Segunda Guerra Mundial.


De um lado estava a Alemanha Ocidental e de outro estava a Alemanha Oriental. E isso permaneceu até 1989 quando aconteceu a queda do muro de Berlim.



Entretanto, artistas se apresentavam para promover a paz, união e amor para aquela região. E isso se acentuou bastante na década de 1980. E entre esses músicos estava Bruce Springsteen com todo seu engajamento político e social.


Embora fosse uma grande notícia na época, parece que o tempo foi se encarregando de colocar no esquecimento o grande e maravilhoso show que Springsteen fez em julho de 1988, ao ar livre para 300.000 pessoas na Berlim Oriental, enquanto outros milhões assistiam à transmissão pela televisão estatal granulada em casa em seus televisores.


Incrivelmente, Springsteen tocou por quatro horas e arrasou com um set de 32 músicas. Muitos comentaristas na época defenderam que foi o grande hit anti-guerra do Vietnã "Born in the U.S.A." que ajudou a acender o fogo da democracia em todos os que assistiam, Além disso, Springsteen mandou um ótimo cover de "Chimes Of Freedom" de Bob Dylan e fez um discurso arrebatador: "Não estou aqui para nenhum governo... Eu vim para tocar rock 'n' roll para você na esperança de que um dia todas as barreiras sejam derrubadas.”


Sobre os efeitos posteriores do show, o historiador Gerd Dietrich afirma que “o concerto e o discurso de Springsteen certamente contribuíram em grande medida para os eventos que levaram à queda do muro”.


Expandindo esse sentimento está Thomas Wilke, especialista no impacto do rock e do pop na Alemanha Oriental. Ele disse: "Houve claramente um sentimento diferente e um sentimento diferente na Alemanha Oriental depois daquele show". Seguindo Wilke, Dietrich também disse que o show gigantesco de Springsteen ajudou a inspirar um apetite ainda maior por mudanças políticas. Ele afirma que “mostrou às pessoas o quão trancadas elas realmente estavam”.


Essa apresentação, assim como de outros artistas que fizeram no muro e em volta dele, foi fundamental para que a Alemanha voltasse ficar unida e mostrou ao mundo a importância da paz para o mundo todo e o "The Boss" teve e ainda tem papel fundamental nessa luta por um mundo de paz até os dias atuais.

 



129 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page