top of page

Morre Doug Ingle, fundador e vocalista da Iron Butterfly, aos 78 anos

Doug Ingle fundou a Iron Butterfly em 1966, juntamente com o baterista Jack Pinney, o baixista Greg Willis e o guitarrista Danny Weis, em San Diego, Califórnia.

Morre Doug Ingle, fundador e vocalista da Iron Butterfly, aos 78 anos
Doug Ingle (foto de arquivos Michael Ochs/Getty Images)


Doug Ingle, fundador, vocalista e organista da icônica banda de rock psicodélico Iron Butterfly, morreu aos 78 anos. Com seu falecimento, Ingle era o último membro sobrevivente da formação clássica do grupo.


A notícia foi anunciada pelo filho de Ingle, Doug Ingle Jr., em uma postagem no Facebook: “É com pesar e grande tristeza anunciar o falecimento de meu pai Doug Ingle. Papai faleceu pacificamente esta noite [24 de maio] na presença de familiares. Obrigado pai por ser pai, professor e amigo. Caríssimas lembranças amorosas que levarei pelo resto dos meus dias avançando nesta jornada da vida. Amo-te pai."



Doug Ingle fundou a Iron Butterfly em 1966, juntamente com o baterista Jack Pinney, o baixista Greg Willis e o guitarrista Danny Weis, em San Diego, Califórnia. No entanto, a banda alcançou maior notoriedade com a formação que incluía Ingle, o baterista Ron Bushy, o baixista Lee Dorman e o guitarrista Eric Brann. Essa formação clássica foi responsável pelo lançamento do hit de 1968 'In-A-Gadda-Da-Vida', co-escrito por Ingle, que se tornou um marco do hard rock e do heavy metal.


Além de 'In-A-Gadda-Da-Vida', Doug Ingle compôs outros clássicos da banda como 'Soul Experience', 'In The Time Of Our Lives' e 'Easy Rider'. A Iron Butterfly se separou em 1971, mas Ingle ocasionalmente voltava a se apresentar com a banda, mais recentemente em 1999.




Com a morte de Ingle, encerra-se um capítulo significativo na história do rock psicodélico e do hard rock. Seu legado, no entanto, permanece vivo através da música que ele ajudou a criar e que continua a inspirar gerações de fãs.


69 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page