top of page
Foto do escritorMarcello Almeida

Morre aos 91 anos o criador de 'O Menino Maluquinho', Ziraldo

A informação foi confirmada pela família do artista na tarde deste sábado (6).

Ziraldo
imagem divulgação


A triste notícia abala o mundo das artes: aos 91 anos, faleceu o renomado desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens icônicos como os de "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê". A informação foi confirmada pela família do artista na tarde deste sábado (6). (Via g1)


Ziraldo, também conhecido por sua atuação como chargista, caricaturista e jornalista, deixou sua marca na história do Brasil como um dos fundadores do jornal "O Pasquim" nos anos 1960, um veículo de destaque na luta contra a ditadura militar.


Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), Ziraldo cresceu imerso no mundo da leitura e da arte. Seu talento precoce já se manifestava aos seis anos, quando teve seu primeiro desenho publicado no jornal "A Folha de Minas". Iniciou sua carreira nos anos 1950 na revista "Era uma vez..." e, desde então, conquistou o coração do público com seu humor e criatividade.



Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, Ziraldo deixou um legado que transcende gerações. Seu casamento com Vilma Gontijo em 1958 e seus três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio, também fazem parte da história de um dos maiores ícones da cultura brasileira.



Na década seguinte, ele ganhou destaque por seu trabalho no "Jornal do Brasil". Assim como em "O Cruzeiro", ele criou charges políticas e cartuns. Foi nessa época que surgiram personagens como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.


Nesse período, conseguiu realizar um sonho de infância ao se tornar autor de histórias em quadrinhos. Ele lançou a primeira revista brasileira do gênero feita por um único autor, chamada "Turma do Pererê".


Os personagens incluíam um pequeno índio e vários animais do folclore brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja. A revista foi descontinuada em 1964, com o início do regime militar. Cinco anos depois, Ziraldo fundou "O Pasquim" junto com outros humoristas.



Com textos afiados, ilustrações satíricas e personagens memoráveis como o Graúna, os Fradins e o Ubaldo, o semanário se engajou na luta pela democracia.


Em 1969, lançou seu livro infantil inaugural, intitulado "FLICTS". A partir de 1979, começou a concentrar seus esforços na literatura voltada para crianças.


Seu trabalho mais aclamado, "O Menino Maluquinho", foi publicado em 1980. Ele é reconhecido como um dos maiores sucessos da indústria editorial brasileira de todos os tempos.



A partida de Ziraldo deixa uma lacuna no mundo das artes, mas seu legado perdurará para sempre, continuando a inspirar e encantar milhões de pessoas ao redor do país. Que descanse em paz.

389 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page