top of page
Foto do escritorMarcello Almeida

Michelle Yeoh apaga post polêmico do Oscar sobre Cate Blanchett

A postagem pode ter violado uma regra da Academia.

CRÉDITO: Arnold Jerocki/Getty Images/Amy Sussman/Getty Images


Michelle Yeoh apagou uma postagem no Instagram que revelava um artigo sobre a corrida ao Oscar de Melhor Atriz, que dizia respeito também à indicada Cate Blanchett.


A atriz que concorre ao Oscar por sua atuação no longa Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo compartilhou o artigo da Vogue que diz o seguinte: "Será que teremos uma vencedora de Melhor Atriz Não Branca em 2023?" na terça (7 de março).



Apesar de a maioria do texto apontar a falta de representatividade no Oscar, um ponto – presente na postagem de Yeoh no Instagram – cita especificamente Blanchett, indicada por seu trabalho em Tár.


“Os detratores diriam que a performance de Blanchett é a mais forte – a veterana atriz é, indiscutivelmente, incrível como a prolífica maestrina Lydia Tár – mas deve-se notar que ela já tem dois Oscars”, diz o artigo. “Um terceiro talvez confirme seu status de titã da indústria, mas, considerando seu extenso e incomparável corpo de trabalho, ainda precisamos de mais confirmação?

O elenco de 'Everything Everywhere All At Once'. CRÉDITO: Alamy

“Enquanto isso, para Yeoh, um Oscar mudaria a vida: seu nome seria para sempre precedido pela frase 'vencedora do Oscar', e isso deveria resultar em papéis mais carnudos, depois de uma década sendo subutilizada criminalmente em Hollywood.”


Segundo o The Daily Beast, a publicação foi compartilhada horas antes do fim da votação do Oscar, às 17h30 (horário de Brasília), na terça-feira. A postagem, contudo, foi excluída logo depois.


A publicação que foi retirada pode ter sido uma violação das regras de campanha da Academia. Na seção 'Referências a outros indicados', a Parte B diz: "Qualquer tática que destaque 'a competição' por nome ou títulos é expressamente proibida."



A regra foi discutida no início do ano, quando a Academia avaliou as acusações de táticas injustas na indicação de Andrea Riseborough para o filme To Legisle. Após a revisão, a Academia confirmou a indicação, mas descobriu táticas de campanha e mídia social preocupantes.


Yeoh e Blanchett são as principais candidatas ao Oscar de Melhor Atriz na cerimônia deste ano, contra Riseborough, Michelle Williams e Ana de Armas. A 95ª cerimônia do Oscar ocorrerá no domingo, 12 de março, em Los Angeles.

107 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page