top of page

Emilia Pérez: membros da Academia podem não votar no filme após polêmicas, diz portal

Foto do escritor: Marcello AlmeidaMarcello Almeida

Atualizado: 3 de fev.



A controvérsia gira em torno de postagens antigas de Gascón no X (antigo Twitter)

Karla Sofía Gascón
Imagem: Reprodução

A polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón pode impactar diretamente a campanha de Emilia Pérez no Oscar 2025. Segundo o The Hollywood Reporter, alguns membros da Academia estão hesitantes em votar no filme devido às declarações passadas da atriz, que vieram à tona recentemente.


De acordo com o jornalista Scott Feinberg, que conversou com votantes, “muitos terão dificuldade em votar em Emilia Pérez em qualquer categoria, já que a própria Emilia Pérez se tornou tóxica”. A controvérsia gira em torno de postagens antigas de Gascón no X (antigo Twitter), nas quais ela fez comentários racistas sobre muçulmanos, chineses e George Floyd.



Em um comunicado enviado à Variety, Gascón reconheceu a repercussão e se desculpou:


“Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram mágoa. Como alguém em uma comunidade marginalizada, conheço muito bem esse sofrimento e lamento profundamente aqueles que causei dor. Durante toda a minha vida, lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre a escuridão.”


A maioria das publicações foi feita entre 2020 e 2021, durante a pandemia da COVID-19, mas tweets mais recentes também foram destacados. As declarações incluem críticas ao Oscar de 2021, onde a atriz reclamou da premiação ter se tornado “um festival afro-coreano” e fez postagens associando o coronavírus à China. Além disso, Gascón fez comentários depreciativos sobre o islamismo, chegando a chamar a religião de “profundamente repugnante”.


Além das postagens controversas, Gascón também se envolveu em um desentendimento recente com a equipe do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres. A atriz mexicana afirmou que estava sendo atacada nas redes sociais, mas posteriormente negou que estivesse se referindo diretamente à produção brasileira.


Apesar da polêmica, Emilia Pérez segue como um dos grandes destaques da temporada de premiações, acumulando 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. O longa estreia nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro.

Comentários


bottom of page