top of page
Foto do escritoralexandre.tiago209

Luto na música brasileira: Morre Chrystian, da dupla Chrystian e Ralf, aos 67 anos

Descanse em paz, Chrystian!



O cantor Chrystian, famoso pela dupla sertaneja Chrystian e Ralf, faleceu na noite desta quarta-feira (19 de junho), aos 67 anos. Internado em um hospital de São Paulo, a morte foi confirmada pela família através de uma nota oficial. O velório ocorrerá a partir das 11h em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.


Chrystian, cujo nome verdadeiro era José Pereira da Silva Neto, deixa dois filhos de seu casamento com a influencer Key Vieira, com quem estava há 29 anos. Anteriormente, ele foi casado com a cantora Gretchen durante a década de 1980.




José Pereira da Silva Neto, mais conhecido como Chrystian, nasceu em 3 de novembro de 1956, na cidade brasileira de Goiânia. Na década de 60, ele iniciou sua carreira musical aos seis anos, apresentando-se em um clube de Goiânia sob o nome artístico de Zezinho.


Chrystian e seu irmão mais novo, Ralf, sonhavam em formar uma dupla sertaneja. Após várias tentativas, conseguiram se apresentar no programa de Vicente Leporace, o que levou à assinatura de um contrato de gravação. Inicialmente cantando em português e inglês sob os nomes de "Os Pássaros" e "Charles & Ralf", Chrystian alcançou sucesso em 1973 com a música "Don't Say Goodbye", parte da trilha sonora da novela "Cavalo de Aço", da TV Globo.


No início dos anos 1980, Chrystian e Ralf lançaram seu primeiro disco sertanejo, "Quebradas da Noite", em 1983. A dupla rapidamente ganhou destaque, conquistando disco de ouro e, mais tarde, disco de platina com o álbum "Chrystian e Ralf", impulsionado pelo hit "Chora Peito".



Em 1988, a dupla foi premiada como a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira e realizou uma turnê pelos Estados Unidos. Nos anos 90, comemoraram uma década de carreira com turnês pelo Brasil e sucessos como "Minha Gioconda", tema da novela "O Rei do Gado".


Chrystian e Ralf foram pioneiros no combate à pirataria musical, desenvolvendo o "Semi Metallic Disc" (SMD) em 2005, com o apoio do governo federal, para reduzir o preço dos álbuns. Ao longo da carreira, a dupla lançou 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas.


A separação definitiva ocorreu em 2021, com ambos seguindo carreiras solo. Chrystian lançou a turnê "Romance" e a música "Não Dá Pra Ficar Assim".


O Teoria Cultural reconhece e enaltece a importância de Chrystian para a música brasileira, destacando seu talento e carisma. Sua contribuição para a arte será lembrada e reverenciada por gerações futuras.


Descanse em paz,  Chrystian!


81 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page