top of page

Lionsgate retira trailer de Megalopolis por uso indevido de citações falsas de críticos de cinema

Em nota oficial divulgada pela Variety, um porta-voz da empresa expressou profundo arrependimento

Megalopolis
Foto: Divulgação


A Lionsgate anunciou, ontem, quarta-feira (21), a retirada do trailer de "Megalopolis", dirigido por Francis Ford Coppola, após a descoberta de citações falsas atribuídas a renomados críticos de cinema. Em nota oficial divulgada pela Variety, um porta-voz da empresa expressou profundo arrependimento: "Estamos recolhendo imediatamente nosso trailer de Megalopolis. Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos, a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por esse erro inescusável no nosso processo de verificação. Nós erramos. Pedimos desculpas."


O trailer em questão atribuiu comentários pejorativos a críticos como Andrew Sarris, erroneamente creditado por ter descrito "O Poderoso Chefão" (1972) como "um filme descuidado e autoindulgente". Outras citações indevidas foram atribuídas a Pauline Kael, Rex Reed, Vincent Canby e Roger Ebert. A crítica de Ebert, por exemplo, foi retirada de sua análise de "Batman" (1989) e usada como referência para "Drácula de Bram Stoker" (1992), um filme de Coppola.


Owen Gleiberman, atual crítico da Variety, também teve palavras falsamente atribuídas a ele. Ele comentou: “Mesmo que você seja uma daquelas pessoas que não gosta de críticos, nós dificilmente merecemos ter palavras colocadas em nossa boca. Por outro lado, o escândalo trivial de tudo isso é que todo o trailer de Megalopolis é construído sobre uma narrativa falsa.



Gleiberman ainda ressaltou a importância da recepção crítica às obras de Coppola: “Os críticos amaram O Poderoso Chefão. E embora Apocalypse Now tenha sido divisivo, recebeu muito apoio crítico crucial. Quanto a mim ter chamado Drácula de Bram Stoker de ‘um belo caos’, eu gostaria de ter dito isso! Em relação a esse filme, agora isso parece gentil.



Comments


bottom of page