O guitarrista também observou que repetir oito compassos com uma melodia idêntica pode configurar um plágio.
Na noite deste domingo (17), o guitarrista do RPM, Fernando Deluqui, utilizou sua conta no Instagram para abordar um assunto que chegou até ele, envolvendo o novo single do Bon Jovi, intitulado "Legendary", lançado recentemente no último dia 14. Segundo relatos de fãs, haveria "coincidências sonoras" entre essa nova música e a faixa-título do álbum mais recente do RPM, "Sem Parar", lançado no ano passado.
Deluqui, ao iniciar um vídeo em sua rede social, destacou a magnitude da semelhança entre as duas composições, descrevendo-a como "um lance inacreditável". Ele prosseguiu explicando que "a melodia que começa a nossa canção, que era de teclado e guitarra, o Bon Jovi faz com a voz. Igualzinho! E essa melodia vai se repetindo por vários compassos".
Discorrendo sobre questões legais relacionadas a direitos autorais e plágio, o guitarrista observou que, de acordo com a lei, repetir oito compassos com uma melodia idêntica pode configurar um plágio. No entanto, ele ressalta que não realizou um estudo detalhado para confirmar essa possibilidade.
Deluqui também comentou sobre a percepção da semelhança na execução musical, afirmando que "é de arrepiar", e expressou sua impressão sobre a composição da bateria, comparando-a ao estilo de Kiko, outro músico renomado. Ele ponderou que talvez nunca se saiba ao certo se "Legendary" é de fato um plágio de "Sem Parar", mas enfatizou que a similaridade é notável.
Por fim, o guitarrista mostrou uma atitude lisonjeada em relação ao fato, mencionando que, mesmo não sendo um grande fã do Bon Jovi, reconhece o renome e a trajetória do artista, assim como o sucesso alcançado pelo RPM.
Comments