top of page
Foto do escritoralexandre.tiago209

Jão apresenta o seu trabalho mais maduro, mergulhando nas vertentes do pop, no conciso 'Super'

"Super" foi lançado em 15 de agosto de 2023.

Foto: Gabriel Vorbon/Divulgação



João Vitor Romania Balbino, mais conhecido como Jão, é um dos grandes nomes masculinos atuais do cenário Pop da música brasileira. Sua forma de cantar, interpretar e compor sempre chama a atenção do público e da crítica pela sua maneira natural e emocional de cantar, com fortes referências em Marisa Monte e Cazuza. Desde o lançamento de seu primeiro disco, intitulado "Lobos", em 2018, ele tem conquistado prestígio que é correspondido com carisma e talento, produzindo discos e músicas que o colocam positivamente nas paradas musicais e o têm rendido prêmios merecidos. Em 2023, ele lançou "Super", seu quarto disco de estúdio, que é considerado o menos clichê, o mais maduro, o mais Pop e o mais melancólico de sua carreira até o momento.


"Super" foi produzido por Jão e Zebu (apelido de Guilherme Santos Pereira), um renomado produtor da música brasileira conhecido por impulsionar sucessos de artistas como Pablo Vittar, além de também ser músico. O disco apresenta composições de Jão, Zebu e Pedro Tófani, um parceiro musical de longa data do artista paulista.



O álbum contém 14 faixas de canções puramente sentimentais, carregando traços autobiográficos do músico que demonstra sua qualidade tanto na parte lírica quanto sonora. A primeira faixa, "Escorpião", é um Country com influências de Blues-Rock e um instrumental elétrico. A letra, carregada de desabafo, expressa um desejo de vingança, tornando-a perfeita para mandar indiretas ou diretas para pessoas indesejadas em nossas vidas.


"Me Lambe" compartilha o título com uma música lançada pela banda Raimundos no álbum "Só No Forevis" de 1999. A canção de Jão tem um lirico que se difere da banda de Rock. Ela é enérgica e alto astral, explorando temas de vulnerabilidade, amor-próprio e sentimentos, com a participação do duo Tropkillaz nos créditos."Gameboy" remete à década de 1980, com sons de videogame e elementos de Synth Pop e New Romantic, trazendo uma nostalgia da New Wave e um romantismo denso, conferindo ao álbum um destaque marcante.



"Alinhamento Milenar" explora abertamente a bissexualidade do artista, apresentando sonoridades inspiradas em New Order, Pet Shop Boys, The B52's e Depeche Mode, combinando Pop Rock envolvente com uma letra altamente positiva e sentimental. A faixa "Maria" é a mais curta e melancólica do álbum, carregando uma profunda tristeza ao expressar um pedido de perdão após o término de um relacionamento. A canção lembra o estilo Country de Taylor Swift, com sua abordagem sentimental.


"Eu Posso Ser Como Você" aborda temas de infidelidade e traição, lembrando em alguns momentos o estilo de Renato Russo, combinando poesia com um som mais lento e contido. Já "Sinais" traz um tom melancólico e flerta com o sobrenatural. "Se O Problema Era Você, Por Que Doeu Em Mim?" apresenta uma letra e um som que parecem inspirados pela banda The Smiths e pelo vocalista Morrissey, além do Talking Heads de David Byrne, trazendo um Rock emocional, especialmente em seus vocais bem trabalhados.



"Locadora" traz novamente a década de 1980 à tona com uma letra inspirada no estilo de Caetano Veloso, convidando o ouvinte para uma viagem a uma locadora para alugar VHS enquanto ouve o rádio em um Corsa. A faixa é um Rock cheio de sintetizadores e suavidades.


"Rádio" apresenta influências do Doo Wop dos anos 1950, com uma letra que explora um amor destruído pela fama. O Pop da canção é enriquecido com elementos elétricos e eletrônicos. A faixa-título, que encerra o álbum, reúne todos os elementos melancólicos explorados anteriormente, envolvendo uma sonoridade profunda e cheia de características acústicas.



"Super' é um disco de Jão que traz ecletismo em sua parte sonora, com líricos melancólicos e profundos. Demonstrando menos clichês, o álbum reflete a maturidade do artista ao explorar seus pensamentos e emoções. Ele consolida o nome de Jão como uma sensação da música brasileira, não efêmera, mas sim um nome que merece a atenção para seus discos e canções cheias de mensagens sociais e emocionais.

 

SUPER

Jão


Gênero: Pop, Pop Rock

Lançamento: 15 de agosto de 2023

Ouça: "Gameboy", "Alinhamento Milenar", "Locadora"

Humor: Provocativo, melancólico, audacioso.

Para quem curte: Cazuza, Ian Ramil, Marisa Monte


 

Nota do crítico: 8,5

 

Ouça "Locadora":





155 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page