top of page

Jonny Greenwood e Dudu Tassa apresentam-se em Israel em show pela paz

A dupla encantou o público com faixas do álbum colaborativo "Jarak Qaribak", lançado no ano passado

Jonny Greenwood e Dudu Tassa apresentam-se em Israel em show pela paz
Foto por Shin Katan


Jonny Greenwood, renomado guitarrista do Radiohead e do The Smile, subiu ao palco em Israel ao lado do músico israelense Dudu Tassa no último domingo, 26. A dupla encantou o público com faixas do álbum colaborativo "Jarak Qaribak", lançado no ano passado.


A performance ocorreu um dia após Greenwood participar de protestos em Tel Aviv, clamando pela libertação de supostos reféns israelenses em Gaza e manifestando-se a favor de novas eleições e contra o governo de Israel, conforme reportado pela NME. Durante o show, os fãs presentes ecoaram gritos de paz, enquanto Tassa ressaltou: "Tem músicos aqui, não políticos. Música sempre funcionou, que possamos viver dias melhores e retornar com segurança."




A relação pessoal de Greenwood com Israel é profunda; sua esposa, Sharona Katan, é israelense, e um de seus parentes perdeu a vida servindo no exército de Israel durante um conflito com a Palestina.


Jonny Greenwood é um músico excepcional e destemido. Para mim, ele é, acima de tudo, um amigo querido por quem tenho grande admiração e carinho. Ele é uma pessoa notável, sempre pronta a arriscar-se em prol da paz e da justiça.

Nosso compromisso e escolha como músicos de diferentes origens (ele sendo um roqueiro inglês e eu, um judeu-israelense com influências da cultura árabe) sempre foi e continuará sendo o esforço para compreender o "outro", conhecê-lo e nos expressarmos por meio da linguagem universal da música. Isso é diametralmente oposto à promoção de discursos unilaterais de boicotes e ameaças.


A realidade é que aqueles que boicotam e condenam não promovem nada além de mais ódio. Espero sinceramente que nossa colaboração possa unir e conectar pessoas de diferentes origens, contribuindo assim para um pequeno passo rumo a um futuro melhor.

No entanto, a apresentação não passou sem controvérsias.



A Campanha Palestina pelo Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI) criticou a participação de Greenwood, apelando para uma "pressão pacífica e criativa em sua banda Radiohead para se distanciar de forma convincente dessa flagrante cumplicidade no crime dos crimes". A PACBI destacou que, enquanto Greenwood protestava, Israel bombardeava palestinos em Rafah.



50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page