top of page
Foto do escritorEduardo Salvalaio

Indigo Mood se entrega a paisagens sonoras melancólicas de gêneros distintos em Fim do Autoengano

Atualizado: 25 de dez. de 2023

“Fim do Autoengano”, disco de estreia, foi lançado em 8 de Agosto.



O grupo Indigo Mood, de Fortaleza, foi criado pelo multi-instrumentista, cantor e compositor Leonardo Mendes. A história dos cearenses vai começar a tomar forma em 2017, quando eles participam do Garage Sounds. Uma banda Indie dentro de um line-up formado basicamente por bandas de Metal? Apesar de parecer bem estranho, tudo deu certo.


Criando uma forte parceria com a banda (também) cearense Astronauta Marinho, dois singles foram lançados: ‘I Couldn’t Help Giving A Try’ e ‘Once Again’. Em 2018 o grupo lança o EP “Good Friend, Bad Lover”. A experiência começou a se concretizar ainda de forma mais sólida com a participação do Indigo Mood em eventos pelo país como o Festival A Porta Maldita e o SIM São Paulo, além de muitos shows pelo Nordeste.



“Fim do Autoengano”, disco de estreia, foi lançado em 8 de Agosto. Contendo 11 faixas, o recente e importante trabalho define um novo ciclo para o grupo.


O próprio grupo cita várias referências e influências para a música que faz. Entre elas, Connan Mockasin e Mac DeMarco. Fato é que o Indigo Mood passeia por gêneros como Indie Pop, R&B, Neo Soul, Jazz e Lo-Fi, deixando assim o grupo fora de alguns rótulos pré-estabelecidos.


Alternando as letras tanto em português como em inglês, as canções da banda costumam ter melodias bem temperadas por texturas melancólicas, de forte aspecto introspectivo. Apesar disso, ‘Never Was Enough’ ganha uma roupagem instrumental mais densa, priorizando sobretudo a presença da guitarra e da cozinha. Pink Floyd, outra possível influência da banda, fica evidente aqui.


‘Time Bomb’ tem um arranjo que preza a guitarras com loops, ‘White Wine’ e ‘Once Again’ se embrenham sem medo pela Psicodelia. ‘1402’ tenta sintonizar a herança da MPB de João Gilberto com a Soul Music feita pelo Motown. De rápida assimilação, a faixa ‘Fim do Autoengano’ conduz o ouvinte com guitarra dedilhada e linha de baixo fácil de grudar.

 

Fim do Autoengano

Indigo Mood


Lançamento: 8 de agosto de 2023

Gênero: Indie Rock, Indie Pop, Lo-Fi

Ouça: "Fim do Autoengano", "Time Bomb"

Humor: climático, Viajante, Psicodélico

Pra quem curte: Connan Mockasin e Mac DeMarco


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 

Ouça ‘Fim do Autoengano’:




42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page