top of page
Foto do escritorMarcello Almeida

Incêndios em Los Angeles: música do Public Enemy causa polêmica nas redes sociais



“Como nosso mestre Chuck D disse uma vez… queime, Hollywood!”, disse um internauta no X

Arturo Holmes/Getty Images

Os incêndios florestais que devastam áreas nobres de Los Angeles no início de 2025 provocaram uma controvérsia no universo musical. A canção "Burn Hollywood Burn", do Public Enemy, lançada em 1990 no álbum Fear of a Black Planet, tem sido usada por internautas em posts satíricos sobre a destruição causada pelo fogo.


Muitos têm compartilhado imagens, incluindo montagens como a do letreiro de Hollywood em chamas, com legendas que sugerem ironia em relação à tragédia. Alguns até afirmam que Chuck D, líder do Public Enemy, teria “previsto” os eventos com a música, que critica a representação de pessoas negras na indústria cinematográfica.


“Como nosso mestre Chuck D disse uma vez… queime, Hollywood!”, disse um internauta no X

Já outro mencionou:


“Chuck D profetizou essa porra com a música ‘Burn Hollywood Burn'”.



Em resposta, Chuck D usou as redes sociais para demonstrar solidariedade às vítimas e esclarecer o contexto da faixa. O rapper destacou que "Burn Hollywood Burn" não se refere a incêndios literais, mas sim a uma revolta cultural e social contra o racismo e a violência policial, evocando eventos como os protestos de 1965 em Los Angeles.


Os incêndios já deixaram pelo menos 10 mortos e mais de 170 mil desalojados, intensificando a gravidade da situação. Chuck D publicou fotos com dados sobre os focos de incêndio e pediu que a população local priorizasse a segurança e a evacuação.



O Public Enemy, fundado em Nova York, é um ícone do rap da costa leste dos EUA, historicamente rival da costa oeste, representada principalmente por artistas de Los Angeles. A tragédia reforça a importância de se contextualizar críticas e mensagens artísticas para evitar distorções em momentos sensíveis.



"'Burn Hollywood Burn' é uma música de protesto influenciada pela Rebelião de Watts, em 1965. Durante esse período, [o DJ e radialista] Magnificent Montague usava a expressão 'burn, baby, burn' em suas transmissões como forma de apoiar a luta contra a desigualdade. Criamos canções que promovem uma revolução mental, mas que acabaram sendo exploradas de forma unilateral pela indústria. Essa faixa, no entanto, não tem qualquer ligação com famílias que perderam tudo em desastres naturais. Conheçam a história."


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page