top of page

Gravação rara do Yes tocando “Eleanor Rigby”, dos Beatles, é lançada no YouTube

Foto do escritor: Marcello AlmeidaMarcello Almeida

A introdução traz um toque psicodélico característico da época

Yes
Foto: Reprodução | Purple Pyramid / The Music Journal

Uma rara gravação de estúdio do Yes tocando “Eleanor Rigby”, dos Beatles, veio à tona esta semana, surpreendendo fãs do rock progressivo. O registro, inédito até então, foi gravado em fevereiro de 1969 no Polydor Studios, em Londres, sob a produção de John Anthony.



Na versão do Yes, a balada original de Revolver (1966) ganha um novo ritmo, mais acelerado e intenso, com uma forte seção rítmica. A introdução traz um toque psicodélico característico da época, impulsionado pela guitarra de Peter Banks e pelos teclados de Tony Kaye.


A gravação foi divulgada pelo YouTuber Ian Hartley em 25 de março, que destacou:


“Esta gravação em particular nunca foi lançada publicamente antes. Aqui está a primeira tomada (fracassada) das passagens do ER conforme gravadas em formato bruto na época. Além de algumas correções de velocidade, nenhuma remasterização foi feita nas fitas master.”


Hartley também sugeriu que pode divulgar mais material raro do Yes, dependendo da recepção dos fãs:


“Dependendo das reações a isso, mais coisas assim podem acontecer.”



A versão já ultrapassou 8.000 visualizações no YouTube, e os comentários mostram o entusiasmo dos ouvintes. Um fã escreveu: “UAU!!! Essa é a coisa mais emocionante relacionada ao Yes a ser descoberta em eras. Por favor, compartilhe as outras tomadas mais completas!!!” Outro comentou: “Lançamento incrível! Imagine se eles tivessem terminado uma gravação disso para um álbum antigo do Yes.”



Segundo um fórum de fãs do Yes, existem pelo menos três tomadas conhecidas dessa gravação de Eleanor Rigby, mas nenhuma foi lançada oficialmente até o momento.


A descoberta reacende o interesse por arquivos perdidos da banda e abre espaço para novas revelações do período inicial do Yes.



Kommentarer


bottom of page