top of page

Gene Simmons declara que “não existem mais grandes bandas de rock”

Foto do escritor: Marcello AlmeidaMarcello Almeida


Ele ataca novamente

(Foto: Kevin Mazur / Getty Images)
(Foto: Kevin Mazur / Getty Images)

Gene Simmons, baixista e vocalista do KISS, voltou a polemizar ao afirmar que não existem mais grandes bandas de rock. Em entrevista ao podcast Greatest Music Of All Time, o músico reforçou sua visão de que o gênero perdeu espaço para o pop e o rap nos últimos anos.


“As pessoas que compram rock são predominantemente brancas. Embora ainda seja vibrante em estádios de todo o mundo — Iron Maiden se sai muito bem ao vivo, Metallica e assim por diante — essas são bandas antigas.”


Simmons acredita que não há novos grandes nomes surgindo no rock e citou o Foo Fighters como a última grande banda do gênero — uma formação que já tem três décadas de estrada. Para ele, a decadência começou quando a música passou a ser distribuída gratuitamente, quebrando o modelo de negócios que sustentava o rock.



Ao ser questionado sobre o favorecimento da indústria ao pop e ao rap, Simmons apontou para o perfil do público consumidor:


“Há tantos grandes cantores pop; Ariana Grande é realmente fabulosa. E há Dua Lipa, e há muitos deles. Mas a base de fãs são mulheres jovens.”


As declarações do músico reacendem um debate recorrente: o rock realmente perdeu seu espaço ou está apenas passando por uma transformação?


Nos últimos anos, o gênero tem se renovado com bandas como Greta Van Fleet, Måneskin, Turnstile, Wet Leg e IDLES, mas sem atingir o mesmo impacto cultural de gigantes como Led Zeppelin, Nirvana ou Queen. Ao mesmo tempo, o rock segue forte no circuito de festivais e turnês de grande porte.


O que você acha? O rock está em decadência ou apenas mudou de forma?

Comments


bottom of page