top of page
Foto do escritoralexandre.tiago209

Elis e Tom: Só Tinha De Ser Com Você, um documentário que exalta os bastidores de um disco icônico

Um registro cinematográfico para celebrar a música brasileira, Elis Regina e Tom Jobim.

(O2 Play/Divulgação)


Em 1974, foi lançado "Elis e Tom", um dos maiores e melhores discos da história da música brasileira, que reuniu a cantora gaúcha Elis Regina e o músico carioca Antônio Carlos Jobim, também conhecido como Tom Jobim.


Na época, tanto Elis quanto Tom estavam em pleno auge de suas carreiras, buscando consolidar seus nomes na música brasileira. O disco foi concebido graças ao interesse de André Midani, presidente da gravadora Philips na época, que teve a ideia de unir esses dois renomados artistas como forma de celebrar os 10 anos de sua gravadora. O objetivo era dar prestígio artístico a Elis e aumentar a popularidade de Tom no Brasil.



A jornada para a criação do disco foi repleta de desafios e desentendimentos, documentados em mais de 5 horas de filmagens por Roberto de Oliveira. Em 2023, essas filmagens foram compiladas em um belo documentário chamado "Elis e Tom: Só Tinha de Ser Com Você".


Neste documentário, Roberto de Oliveira foi meticuloso ao preservar as imagens dos bastidores, capturando os momentos tensos durante a gravação do álbum. A produção do disco ficou a cargo de Aloíso de Oliveira, com o ilustre pianista César Camargo Mariano, que era casado com Elis Regina na época, atuando como principal arranjador.


As filmagens foram realizadas em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde Tom Jobim estava vivendo devido ao seu reconhecimento na cena musical de jazz norte-americana. Tom só aceitava gravar lá, o que levou Elis, César e Roberto a viajarem para encontrá-lo e gravar o álbum.


As imagens capturadas são tão envolventes que transportam o espectador de volta no tempo, oferecendo uma visão vívida daquela época, sem parecer datada, mas sim relevante para os dias atuais. Além disso, evidenciam que a criação deste álbum, considerado altamente improvável devido às personalidades fortes de Elis Regina, Tom Jobim e César Camargo Mariano, foi um triunfo conjunto.


Eles conseguiram gravar o disco com maestria, incorporando piano elétrico, guitarra elétrica e duetos extraordinários entre Tom Jobim e Elis Regina. Os belos arranjos de César Camargo Mariano e a produção impecável tornaram o álbum um sucesso. As filmagens de Roberto de Oliveira destacam a química excepcional entre esses artistas quando estavam em estúdio, cantando, tocando e gravando juntos.



Em 2024, este redator pretende escrever uma resenha detalhada do álbum como forma de celebrar o ano de 1974, que foi um período de grande criatividade na música brasileira. Naquele ano, além de "Elis e Tom", foram lançados outros discos memoráveis, como "Cartola" de Cartola, "A Tábua de Esmeralda" de Jorge Ben Jor (na época conhecido como Jorge Ben), "Gita" de Raul Seixas, "Sinal Fechado" de Chico Buarque, "Ave Sangria" da banda Ave Sangria e "Atrás do Porto Tem uma Cidade" de Rita Lee com a banda Tutti Frutti.


Por enquanto, convido todos a assistirem e divulgarem este adorável documentário, que merece destaque para enaltecer a riqueza e a diversidade da arte brasileira com todas as suas imagens e seus depoimentos. O longa oferece uma visão excepcional de um período criativo na música brasileira e permitem que você aprecie as vozes e a música de Elis Regina e Tom Jobim. Apesar dos desafios enfrentados durante a gravação, o disco "Elis & Tom" é, inquestionavelmente, um dos maiores e melhores álbuns da história da música brasileira. Ele atemporalmente uniu dois músicos inesquecíveis.

 

Elis e Tom: Só Tinha de Ser Com Você


Lançamento: 21 de setembro de 2023

Gênero: Documentário, Musical

Direção: Roberto de Oliveira, Jom Tob Azulay

Roteiro: Nelson Motta, Roberto de Oliveira

Elenco: Elis Regina, Tom Jobim

Duração: 100 min


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,5

 

Trailer:




52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page