top of page

Ed O’Brien, do Radiohead, revela como a música brasileira mudou sua vida

Foto do escritor: Marcello AlmeidaMarcello Almeida

Atualizado: há 6 dias



O poder revigorante da música brasileira

Ed O’Brien
Fotografia: Matthew Baker/Getty

O guitarrista do Radiohead, Ed O’Brien, compartilhou sua profunda conexão com a música brasileira durante a Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo), na última quarta-feira (19). No evento, ele participou do painel “Sem Clima, Sem Show”, ao lado do líder indígena Francisco Piyãko e da cientista Luciana Gatti, discutindo a relação entre música e emergência climática.


Durante o bate-papo, O’Brien fez um depoimento pessoal sobre como a música brasileira impactou sua vida, especialmente após o sucesso do OK Computer (1997). Ele revelou que, apesar do reconhecimento mundial da banda, sentia um vazio interno – até descobrir artistas como Jorge Ben, João Gilberto, Tom Jobim, Os Mutantes e a Tropicália.


“Eu comecei a vir pra cá, comecei a gostar de música brasileira quando estávamos fazendo um álbum chamado ‘Ok Computer’. Nós nos tornamos muito populares, muito grandes, mas eu me sentia vazio. É uma história antiga. Você sabe, você acha que sucesso e todas essas coisas irão te preencher, preencher esse buraco na sua alma, na sua vida. E uma das coisas que realmente me ajudou foi a música brasileira.


Eu percebi isso ao conhecer Jorge Ben, João Gilberto, Tom Jobim, Os Mutantes e o movimento Tropicália. Havia algo na música que tocava a alma. "Saudade"... nas melodias, e aquilo teve um efeito profundamente curativo. Então, comecei a viajar para cá com minha esposa e, em 2002, vivi uma experiência espiritual intensa, algo que realmente me despertou. Era como se eu estivesse adormecido e, de repente, tivesse acordado. Desde então, continuamos voltando."



O’Brien chegou a se afastar temporariamente do Radiohead para viver no Brasil com sua família, imerso na cultura e na natureza do país. Ele destacou a importância da Mata Atlântica e da Amazônia para o mundo e ressaltou como sua estadia no Brasil inspirou seu disco solo Earth (2020), que inclui a faixa “Brasil”.


“Então nos mudamos para cá, e as crianças começaram a estudar em uma pequena escola. Elas não falavam português, e ninguém na escola falava inglês, mas aprenderam brincando e se comunicando de outras formas. Foi algo maravilhoso. E, de repente, nós estávamos...


O Brasil é um lugar incrivelmente poderoso neste planeta. A Amazônia é literalmente os pulmões do mundo. A natureza aqui desperta as pessoas, abre o coração – foi isso que eu senti.”


"Eu sou um garoto do interior, nasci e cresci longe das grandes cidades. Mas quando conheci minha esposa, ela morava em Londres, e quem vive lá geralmente não quer sair. Acabei passando 20 anos na cidade, mas, ao retornar para o campo, cercado pela Mata Atlântica, pelos pássaros, borboletas, aquelas colinas verdes e as pedras, senti uma vida pulsando em mim de uma forma que não sentia há muito tempo. Foi uma reconexão profunda, e então voltei a escrever e a fazer música."


O depoimento completo de Ed O’Brien pode ser conferido no vídeo abaixo.



Comments


bottom of page