Em seu terceiro trabalho, o grupo irlandês mostra evolução e variedade em sua sonoridade
Silverbacks surgiu em Dublin por volta de 2017. O grupo é liderado pelos irmãos Daniel e Killian O’Kelly (que dividem guitarras e vocais). Posteriormente, entraram novos integrantes, entre os quais: Peader Kearney (guitarra), Emma Hanlon (baixo, vocais) e Gary Wickham (bateria).
O début intitulado “Fad” foi lançado em2020. O segundo disco, “Archive Material”, viria em 2022. Em diversas entrevistas, os irlandeses se dizem influenciados/inspirados por muitos artistas/grupos diversos como Mercury Rev, Yo La Tengo, Guided By Voices e My Bloody Valentine.
As letras passam por temáticas distintas: religião, amor, relacionamentos e família. Porém, Daniel relata que uma de suas maiores influências é Nick Cave And The Bad Seeds. Segundo ele, ’Nature Boy’, faixa do disco “Abattoir Blues/The Lyre of Orpheus” (2004) dos australianos, foi uma das maiores referências para compor a faixa ‘Giving Away An Inch Of’.
Isso acaba refletindo certamente nas 11 faixas de “Easy Being A Winner” (2024), terceiro e mais recente disco da banda. Podemos observar semelhanças variadas, embora muito da sonoridade tenha associação com o Pós-Punk Revival moderno que vem sendo executado, sobretudo na Europa. Caso de ‘Spinning Jenny’ que lembra algo entre Yard Act e Squid.
Entretanto, abraçar outros gêneros também é uma constante. ‘Flex 95’ é um Folk que, apesar de tímido, teima em mostrar uma parte mais explosiva e enérgica depois de sua metade. ‘No Rivers Around Here’ se banha de uma sonoridade 70’s. ‘Songs About Divide’ traz lembranças do Pop/Rock 80’s, típico de grupos como Lloyd Cole And The Commotions.
Uma das características fortes dos irlandeses é a alternância entre vocais masculinos e femininos. Segundo eles, foi algo que começou nos ensaios e acabou agradando a todos. As texturas vocais de Daniel e Emma são contagiantes, inclusive em canções como ‘Giving Away An Inch Of’ e ‘Look At All You’ve Done’.
O baixo acentuado de Emma também é destaque em ‘Something I Know’. O interessante é que nesta faixa entra mais um membro da família: John O’Kelly, o pai de Daniel e Killian. Ele é o responsável pela clarineta e pela narração masculina no final da música.
O álbum apresenta um instrumental diferenciado, porém o destaque fica por conta da guitarra (afinal, são 3 guitarristas na banda). Em ‘Hideaway’, ela chega dedilhada em meio a vocais mais brandos. Por outro lado, no fechamento do disco com ‘Easy Being A Winner’, a guitarra vem pesada, com direito a um solo marcante. Em seu terceiro trabalho, o grupo irlandês mostra evolução e variedade em sua sonoridade.
Easy Being A Winner
Silverbacks
Ano: 2024
Gênero: Indie Rock, Folk Rock, Pós- Punk
Ouça: ‘Something I Know’, Hideaway’, ‘Spinning Jenny’
Pra quem curte: Yard Act e Squid.
NOTA DO CRÍTICO: 7,5
Veja o vídeo oficial de ‘Something I Know’:
Comments