A informação é do Hollywood Reporter
A Disney enfrenta uma nova acusação de plágio envolvendo os filmes da franquia Moana. O animador Buck Woodall entrou com um processo contra o estúdio na última sexta-feira (10), submetendo os documentos à corte federal da Califórnia.
De acordo com o Hollywood Reporter, Woodall afirma que a Disney utilizou elementos de um roteiro que ele escreveu para um projeto chamado Bucky, que nunca foi produzido. O roteiro de Bucky teria semelhanças significativas com Moana, incluindo a ambientação em um vilarejo polinésio, jovens desafiando as tradições de suas famílias, viagens heroicas para salvar sua comunidade e encontros com espíritos que podem se transformar em animais.
Segundo Woodall, o suposto plágio teve origem em 2003, quando ele enviou o roteiro e um trailer de Bucky para Jenny Marchick, então diretora da Mandeville Films, empresa com acordo com a Disney na época. Marchick teria solicitado materiais adicionais, sugerindo que o filme poderia ser aprovado para produção, mas sem mencionar a Disney. Atualmente, Marchick é chefe de desenvolvimento de cinema na DreamWorks Animation.
Essa não é a primeira vez que Woodall processa o estúdio. Em novembro de 2024, uma acusação semelhante sobre o primeiro Moana foi arquivada devido ao longo período decorrido desde o lançamento do filme, em 2016. Desta vez, o animador baseia sua ação na sequência, lançada em 2024.
Enquanto isso, Moana 2 segue em cartaz nos cinemas, e a Disney está desenvolvendo uma adaptação live-action do primeiro filme, prevista para 2026.
O sucesso do longa original, disponível no Disney+, continua a destacar a jornada de Moana, a jovem de Motunui que, com o semi-deus Maui, busca restaurar o coração de Te Fiti.
Kommentarer