“O que me chocou é que ou as pessoas não viram o filme direito, ou não o viram de jeito nenhum e estão agindo de má-fé."

O filme Emilia Pérez, que concorre a 13 categorias no Oscar 2025, está no centro de polêmicas que vão além da crise envolvendo sua protagonista, Karla Sofía Gascón. O diretor Jacques Audiard saiu em defesa de sua obra, afirmando que muitas críticas sobre a representação do México no filme são feitas por pessoas que "não assistiram" ou "não entenderam" o projeto.
Em entrevista ao Deadline, Audiard rebateu as críticas, dizendo: “O que me chocou é que ou as pessoas não viram o filme direito, ou não o viram de jeito nenhum e estão agindo de má-fé. A representação dos cartéis no filme é temática... A ópera tem limitações psicológicas. Parece que estou sendo atacado no tribunal do realismo. Bem, eu nunca aleguei que queria fazer uma obra realista.”
O diretor também expressou decepção com as polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón, classificando os comentários da atriz como "imperdoáveis". Apesar disso, Audiard guarda boas lembranças do trabalho com Gascón no set de filmagem.
As críticas ao filme
Desde sua estreia na América Latina, Emilia Pérez tem sido alvo de críticas sobre a representação do México e dos cartéis de drogas. Alguns espectadores e críticos argumentam que o filme simplifica questões complexas e reforça estereótipos. No entanto, Audiard insiste que sua intenção nunca foi retratar a realidade de forma literal, mas sim explorar temas universais através de uma narrativa operística.
As polêmicas em torno de Gascón ganharam força após a descoberta de tweets antigos da atriz, nos quais ela fez comentários racistas e xenofóbicos. A maioria das publicações foi feita entre 2020 e 2021, durante a pandemia de COVID-19, mas mensagens mais recentes também foram destacadas.
Além disso, Gascón acusou a equipe do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, protagonizado por Fernanda Torres, de promover campanhas de ódio contra ela. Torres, por sua vez, já havia pedido aos fãs que evitassem ataques online.
O futuro de *Emilia Pérez
Apesar das controvérsias, Emilia Pérez continua na corrida pelo Oscar, com 13 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro, e a indústria aguarda para ver como as polêmicas impactarão sua recepção e chances de vitória na premiação.
Komentarze