top of page
Foto do escritorThaís Sechetin

David Seidler, roteirista de 'O Discurso do Rei', morre aos 86 anos


David Seidler teve uma carreira muito celebrada. Ele era mais conhecido por escrever o roteiro  de 'O Discurso do Rei'

David Seidler
Foto: Reprodução


Morreu no último sábado (16), o roteirista David Seidler, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2011 pelo filme ‘O Discurso do Rei’.


Quem confirmou a notícia foi seu empresário Jeff Aghassi. David Seidler morreu na Nova Zelândia, durante uma viagem de pesca. 


"David estava no lugar que ele mais amava no mundo, a Nova Zelândia, fazendo o que ele mais gostava, que é pescar", afirmou Aghassi. "Se ele tivesse a chance, eu tenho certeza que ele teria roteirizado uma passagem exatamente como foi", completou.

 

David Seidler teve uma carreira muito celebrada. Ele era mais conhecido por escrever os roteiros das versões cinematográficas e teatrais de 'O Discurso do Rei', filme do qual ele ganhou um Oscar e dois  prêmios BAFTA.



Seidler nasceu em Londres, em 4 de agosto de 1937, em uma família judia de classe média alta. A casa de sua família foi bombardeada durante a Blitz da Segunda Guerra Mundial. Com esse e vários traumas que o roteirista sofreu ainda em sua tenra infância graças à violência da Guerra, ele desenvolveu a gagueira, uma realidade que tornaria O Discurso do Rei altamente ressonante para ele e para o público.


Ao aceitar o Oscar de 2011 de “Melhor Roteiro, Roteiro Original”, Seidler o dedicou a “todos os gagos do mundo”.


Além de O discurso do rei, Seidler vários projetos, incluindo os musicais infantis de animação ‘The King and I’,’ Quest for Camelot’ e ‘Madeline: Lost in Paris’.


Seidler ganhou seu primeiro prêmio do Writers' Guild pelo filme biográfico Onassis: O Homem Mais Rico do Mundo, de 1988, estrelado por Raul Julia como o magnata grego da navegação. Ele também coescreveu a comédia dramática de 1988 de Francis Ford Coppola, Tucker: The Man and His Dream.


No momento de sua morte, Seidler tinha vários projetos incluindo longas-metragens e séries. Ele deixa seus filhos, Marc e Maya. 

 

 

 

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page