top of page

Dame Maggie Smith, ícone do teatro e cinema britânico, morre aos 89 anos

A família confirmou a notícia à BBC, mas não divulgou a causa da morte

Dame Maggie Smith, ícone do teatro e cinema britânico, morre aos 89 anos
Maggie Smith em cena de A Primavera de uma Solteirona (Reprodução)


Dame Maggie Smith, uma das atrizes mais renomadas da dramaturgia britânica, morreu aos 89 anos. A família confirmou a notícia à BBC, mas não divulgou a causa da morte. Em declaração oficial, seus filhos Toby Stephens e Chris Larkin expressaram o profundo luto pela perda de sua mãe: “Maggie era uma pessoa intensamente privada, e estava cercada por amigos e família no final. Agradecemos ao Hospital de Chelsea and Westminster pelo cuidado durante seus últimos dias.


Com uma carreira de mais de seis décadas, Smith começou sua trajetória no teatro nos anos 1950, ganhando destaque ao lado de Laurence Olivier na National Theatre Company. Sua atuação no cinema teve início com Sem Saída (1958), rendendo-lhe a primeira de suas 18 indicações ao BAFTA, onde venceu por obras como A Primavera de uma Solteirona (1970) e Chá com Mussolini (2000).


Em Hollywood, Smith conquistou o Oscar por A Primavera de uma Solteirona (1970) e Califórnia Suite (1979), além de outras indicações por trabalhos icônicos como Uma Janela Para o Amor (1987) e Assassinato em Gosford Park (2002).



Apesar de uma longa e bem-sucedida carreira, foi nos papéis de Minerva McGonagall, na franquia Harry Potter, e Violet Crawley, em Downton Abbey, que ela conquistou uma nova geração de fãs, colecionando também prêmios importantes, como o Emmy.


Seu último filme foi O Clube dos Milagres (2023), e Smith deixa uma atuação inédita no drama A German Life. Casada duas vezes, ela deixa dois filhos e cinco netos.



4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page