top of page

Ainda Estou Aqui é cotado para o Oscar 2025 em várias categorias, de acordo com portais especializados



Dois grandes portais especializados apostam no filme brasileiro

Fernanada Torres - Ainda Estou Aqui
Reprodução/Instagram/@theacademy

Os prestigiados veículos de Hollywood The Hollywood Reporter (THR) e Vanity Fair preveem que o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, será indicado em pelo menos duas categorias do Oscar 2025. As atualizações das apostas foram divulgadas na última sexta-feira (17).


A Vanity Fair é mais otimista, apontando três indicações possíveis: Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Adaptado. Segundo os jornalistas da publicação, o longa brasileiro disputa a última vaga em roteiro adaptado com Sing Sing. "A campanha de Ainda Estou Aqui está ganhando força no momento em que Sing Sing perde tração", destacaram.


Já o THR é mais conservador, apostando apenas nas categorias de Filme Internacional e Melhor Atriz. A publicação também inclui Ainda Estou Aqui entre os possíveis finalistas ao prêmio principal de Melhor Filme, embora com menos chances, ao lado de produções como Nickel Boys e A Verdadeira Dor.



Os dois veículos divergem nos concorrentes diretos de Fernanda Torres em Melhor Atriz. Enquanto a Vanity Fair acredita em Cynthia Erivo como quinta indicada, o THR aposta em Kate Winslet. Ambas concordam na presença de Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore na categoria.


Ambientado no Brasil de 1971, Ainda Estou Aqui aborda o impacto da ditadura militar na vida de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que se torna ativista após o desaparecimento do marido sob custódia policial. Fernanda Torres protagoniza o longa, recebendo aclamação internacional, incluindo a vitória no Globo de Ouro 2024 como Melhor Atriz em Filme de Drama.


O filme também conta com Selton Mello e participação especial de Fernanda Montenegro, que interpreta uma versão mais velha de Eunice. Montenegro e Salles já haviam colaborado no aclamado Central do Brasil.


Com mais de três milhões de espectadores no Brasil, Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza 2024, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro. Nos Estados Unidos, o filme chegou aos cinemas em 17 de janeiro.


Para o Oscar de Filme Internacional, os concorrentes mais fortes incluem Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), Flow (Letônia) e Kneecap (Irlanda).




Commentaires


bottom of page