top of page

Ainda Estou Aqui perde BAFTA para Emilia Pérez, mas segue na disputa pelo Oscar

Foto do escritor: Marcello AlmeidaMarcello Almeida


Ambos os títulos continuam na disputa pelo Oscar

Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui
Imagem: Reprodução.

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi derrotado por Emilia Pérez na categoria de Melhor Filme Internacional no BAFTA, principal premiação da indústria cinematográfica britânica, neste domingo (16). A produção francesa, que liderou com dez indicações, levou o prêmio, mas ambos os títulos continuam na disputa pelo Oscar.


Ainda Estou Aqui, que já atraiu mais de cinco milhões de espectadores aos cinemas brasileiros, foi premiado com Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024 e está indicado ao Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres sendo uma das favoritas na última. Walter Salles, no entanto, não foi indicado a Melhor Direção.


O filme, adaptado do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, retrata a história de uma família de classe média do Rio de Janeiro durante a ditadura militar nos anos 1970. A trama acompanha o desaparecimento de Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), marido de Eunice (Fernanda Montenegro), após ser levado por militares.



A cerimônia do Oscar 2025, que acontece no próximo dia 2 de março, será o próximo capítulo da disputa entre Ainda Estou Aqui e Emilia Pérez. A Globo, que transmitirá o evento, já informou que priorizará a cobertura do Oscar em relação ao Carnaval.


Enquanto aguardamos a decisão da Academia, o sucesso de Ainda Estou Aqui no Brasil e sua relevância internacional reforçam a importância do cinema nacional no cenário global.

Comments


bottom of page