Ainda Estou Aqui estreia nos cinemas dos Estados Unidos em 17 de janeiro
O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi consagrado como o melhor filme no Festival de Palm Springs neste domingo (12). O júri da Fipresci, composto por críticos renomados como Brian D. Johnson, Paola Casella e Marcelo Janot, destacou a obra entre 35 produções selecionadas como representantes nacionais ao Oscar, elogiando sua abordagem sensível:
"Ele registra o horror invasivo da ditadura pela perspectiva íntima de uma mãe que não defende apenas sua família de cinco filhos, mas a própria dignidade."
Além de Ainda Estou Aqui, o júri premiou outras produções:
Melhor Roteiro: Vermiglio
Melhor Atriz: Zoe Saldaña, por Emilia Pérez
Melhor Ator: Mo Chara, Móglaí Bap e DJ Provái, por Kneecap
Melhor Documentário: No Other Land
O filme brasileiro Manas, de Marianna Brennand, recebeu menção especial como Melhor Filme Íbero-Americano.
Sobre Ainda Estou Aqui
Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva, o filme é ambientado no Brasil de 1971, durante a ditadura militar, e acompanha Eunice Paiva, uma mãe de cinco filhos que se torna ativista após o desaparecimento de seu marido sob custódia da Polícia Militar.
Fernanda Torres, que interpreta Eunice, vem recebendo aclamação internacional por sua atuação. Ela conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, superando nomes como Nicole Kidman e Angelina Jolie.
O elenco também conta com Selton Mello e Fernanda Montenegro, que interpreta Eunice em sua versão mais velha, em uma participação especial que remete à parceria icônica de Montenegro e Salles em Central do Brasil.
O filme, primeiro longa de Salles em uma década, já atraiu mais de três milhões de espectadores no Brasil e venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024.
Ainda Estou Aqui estreia nos cinemas dos Estados Unidos em 17 de janeiro.
Comments