top of page

7 Jogos Obscuros de PS1 Que Merecem Atenção

Foto do escritor: Eduardo SalvalaioEduardo Salvalaio

Atualizado: 5 de dez. de 2024



O console parou de ser fabricado em 2006, porém conseguiu a marca de 100 milhões de unidades vendidas e ocupa a posição de sexto console mais vendido no mundo

Crédito: Shutterstock/Reprodução

No dia 03 de Dezembro de 1994 chegava no mercado o Playstation 1 (PS1). A Sony lançava na época seu primeiro console de videogame. Uma das características do aparelho era o armazenamento de seus jogos não em cartuchos, e sim, em CD’s.

 

O console parou de ser fabricado em 2006, porém conseguiu a marca de 100 milhões de unidades vendidas e ocupa a posição de sexto console mais vendido no mundo.

 

Com uma ampla biblioteca de jogos, o PS1 teve clássicos que até hoje são reverenciados tanto por jogadores veteranos como novatos. Muitas opções para os mais variados tipos de jogadores: Gran Turismo 1 (mais vendido do console), Crash Bandicoot, Final Fantasy VII, Metal Gear Solid, Resident Evil, entre outros.



Listas com melhores jogos do console sempre surgem nos sites. Porém, o Teoria Cultural resolveu fazer uma lista com 7 jogos do PS1 que, apesar de interessantes e criativos, acabaram desconhecidos por uma grande parte de jogadores. Lembrando que a ordem é alfabética e não de preferência. Vamos a eles. 


 

01 – EINHÄNDER (1997)

Crédito: Squaresoft

Palavra alemã que significa ‘uma mão’, é exatamente essa a noção que esse emocionante side-scrolling shooter passa. Controle uma nave com braço mecânico e crie suas próprias personalizações para acabar com hordas de inimigos. O jogo nada fica devendo a grandes clássicos como Raiden e R-Type, mas infelizmente ficou esquecido pelo tempo. Como curiosidade, o jogo foi criado pela SquareSoft, bastante conhecida por RPG’s, mas nem tanto por jogos de nave.

 

Trailer:


 


02 – ESPN EXTREME GAMES (1995)

Crédito: psxdatacenter

Não importa sua escolha, seja numa bicicleta, seja num skate, esse jogo garante muita diversão e competitividade, sobretudo entre amigos. Corridas frenéticas, pistas criativas e alguns obstáculos pelo caminho exigem do jogador destreza, velocidade e observação. Mesmo quem torce a cara para jogos de esporte, duvido não arriscar ao menos uma partida desse jogo.

 

Trailer:


 

03 – GALERIANS (1999)

Crédito: techtudo

Junte um jovem com extraordinários poderes psíquicos, alguns elementos de Survival Horror e RPG, chefes épicos e uma história cativante até o final. Isso é Galerians. Mais um ótimo jogo dos tempos áureos da Crave Entertainment. Com o acesso aos emuladores nos tempos modernos, o jogo passou a ser mais reconhecido e vem ganhando fãs com o tempo.

 

Trailer:


 

 

04 – HEART OF DARKNESS (1998)

Crédito: rawg

Com belos gráficos para a época, esse jogo foi desenvolvido por apenas 12 pessoas na equipe. O resultado é gratificante. Acompanhamos o garoto Andy atrás de seu cão Whiskey que foi capturado por criaturas da escuridão. O jogo reúne puzzles, plataforma 2D, aventura e uma sensação que nos lembra algo de um belo e emocionante desenho animado.

 

Trailer:


 

05 – KULA WORLD (1998)

Crédito: rawg

Chamado de Roll Away na América do Norte e de KulaQuest no Japão. Esse jogo traz uma concepção simples, porém o resultado é desafiador, cativante e divertido. Você controla uma bola e precisa passar por obstáculos, coletar itens, abrir passagens e encontrar uma saída. A cada nível, um desafio maior surge, porém nunca frustrante. Porém, cuidado, dominar o tempo e suas habilidades motoras aqui é essencial.

 

Trailer:


 

06 – ROGUE TRIP: VACATION 2012 (1998)

Crédito: psxdatacenter

Enquanto Twisted Metal era um dos grandes jogos do PS1 ao trazer combates frenéticos entre carros, Rogue Trip corria por fora num tom mais humorado e cínico. Entretanto, os elementos do jogo já eram bem conhecidos dos jogadores: carros para escolher, armas para coletar, cenários com segredos e muitos carros para abater. Adicione a possibilidade de carregar turistas e ganhar um dinheiro extra, tudo com visuais coloridos e uma bela trilha sonora.

 

Trailer:


 

07 – SKULLMONKEYS (1998)

Crédito: reddit

Difícil não jogar esse sem dar risadas a cada capítulo. Algumas cenas que acontecem entre as fases são memoráveis. Mas não vá pensando que é fácil. Trazendo o tradicional conceito cativante e desafiador dos jogos de plataforma 2D, espere enfrentar inimigos, encontrar passagens secretas, realizar saltos precisos e se emocionar com um vibrante e caprichado universo em Stop Motion.

 

Trailer:


E você? Gostou da lista? Tem algum que você também recomendaria? Aceitamos sugestões, dicas e até mesmo críticas. Esteja livre para opinar.

 

 

Comments


bottom of page