top of page
Foto do escritorTiago Meneses

50 Álbuns que completam 50 anos em 2024: Parte 3

Mais 10 capítulos da história da música

Imagem: Montagem

A terceira parte do especial sobre os 50 discos que estão comemorando 50 anos está de volta, trazendo uma seleção de mais 10 registros históricos.



 

Radio City

Big Star


Se você quer escutar um disco e captar toda a essência do rock alternativo dos anos 70, com certeza que Radio City é o melhor caminho pra isso. Segundo disco da banda, é marcado por uma abordagem mais direta e menos polida, refletindo a energia bruta e toda a espontaneidade da banda, entregando um power pop, rock e elementos de jangle pop. Apesar de suas dificuldades comerciais iniciais, Radio City hoje é considerado um marco no gênero e essencial em qualquer coleção de rock alternativo clássico.

 

Gita

Raul Seixas


Gita é indiscutivelmente um dos álbuns mais significativos e emblemáticos de Rauzito, possivelmente representando o ponto culminante de sua carreira em termos de sucesso comercial e impacto cultural. Nesse trabalho, Raul solidificou sua colaboração com Paulo Coelho, abordando temas esotéricos, filosóficos e místicos, influenciados por uma variedade de fontes, como a filosofia oriental, a literatura clássica e o ocultismo. Gita se destaca pela mistura de rock, MPB e elementos da música regional brasileira, criando um som único e inovador para sua época.

 

Relayer

Yes


Durante sua fase mais gloriosa, o Yes presenteou a comunidade do rock progressivo com várias obras-primas, entre as quais Relayer se destaca. Um álbum notável por sua abordagem experimental e complexa, combinando rock progressivo com influências de jazz fusion e música clássica. A fusão de diferentes influências e a exploração de temas profundos fazem de Relayer um álbum indispensável para qualquer entusiasta do rock progressivo e um testemunho duradouro da genialidade de uma das maiores referências de um gênero musical desafiador.



 

No Other

Gene Clark


Se na época de seu lançamento, No Other não foi muito bem recebido pela crítica e público, hoje, na condição de um clássico cult, músicos modernos o elogiam por sua visão artística ousada e sua mistura única de estilos musicais. Sua música mescla folk, rock, country e soul com elementos psicodélicos e gospel, exemplificando perfeitamente de forma emocionalmente ressonante, toda a habilidade de Clark como compositor, solidificando o seu legado como um dos grandes talentos da música americana.

 

Eldorado

The Electric Light Orchestra


Destacando-se como o primeiro projeto conceitual da banda, foi caracterizado por uma produção orquestral ambiciosa e um som sinfônico que se tornou uma marca registrada do grupo. Para alcançar a sonoridade idealizada por Jeff Lynne, o maestro Louis Clark uniu-se à banda, criando arranjos orquestrais complexos que adicionaram uma nova dimensão ao som do grupo. Essa colaboração resultou em uma fusão mais integrada de rock com elementos clássicos do que em seus trabalhos anteriores, conferindo a Eldorado uma sonoridade grandiosa e cinematográfica.

 

Second Helping

Lynyrd Skynyrd


Após um grande sucesso do seu disco de estreia, a banda voltou consolidando seu estilo característico e entregou mais um disco com músicas que se se tornariam clássicos e obrigatórias em seus concertos. Com uma sonoridade que é caracterizada por riffs de guitarra cativantes, solos impressionantes e os vocais distintos, Second Helping é um disco essencial na história do Southern Rock. Uma mistura deliciosa de rock sulista, blues e country que solidificou o Lynyrd Skynyrd como uma das bandas mais importantes da história do rock.

 

Loki?

Arnaldo Baptista


Loki? sem dúvida é uma verdadeira obra-prima do rock brasileiro. Refletindo a condição mental de Baptista na época, combinando lirismo introspectivo com uma abordagem musical singular, o disco entrega uma mistura excelente de rock psicodélico, MPB, folk e elementos de música erudita, criando uma sonoridade bastante distinta e experimental. Há 50 anos, Loki? permanece relevante e inspirador, solidificando o legado de Baptista como um dos grandes artistas da música brasileira e que influenciou, influencia e continuará influenciando gerações.

 

 Autobahn

Kraftwerk

 

Um verdadeiro marco na história da música eletrônica moderna, sendo um dos primeiros discos a incorporar extensivamente instrumentos eletrônicos e sequenciadores. O tema central do álbum é a ideia de proporcionar uma sensação de viagem pela Autobahn - famosas autoestradas alemãs. Com sons repetitivos e hipnóticos que evocam o movimento e o ambiente da estrada, estilo minimalista e enfoque pesado em sons eletrônicos, além de ritmos mecanizados e abordagem temática singular, o álbum se tornou uma das peças mais importantes do catálogo do grupo.

 

Belchior

Belchior


Há quem o chame de disco homônimo e há quem o define como Mote e Glosa, de qualquer forma, a estreia de Belchior, apesar de pouco aclamada na época de sua estreia, hoje é considerado uma verdadeira joia da música brasileira. A influência da música nordestina é evidente, onde o uso de instrumentos tradicionais e ritmos regionais cria uma atmosfera autêntica e envolvente, enquanto que ao mesmo tempo, há uma incorporação de elementos de folk e rock, evidenciando a versatilidade de Belchior como compositor e intérprete. Uma peça essencial na história da música brasileira.



 

Where Have I Known You Before

Return to Forever


Return to Forever, ao lado de bandas como Mahavishnu Orchestra e Weather Report, é um dos principais nomes da história do jazz fusion, e Where Have I Known You Before, com certeza, é um dos seus maiores feitos. A influência deste trabalho é notável, impactando profundamente muitos músicos e bandas subsequentes tanto no jazz quanto no rock progressivo. Capturando a essência do jazz fusion, combinando a improvisação e a sofisticação harmônica do jazz com a energia e a experimentação do rock, o disco é caracterizado por arranjos intricados e dinâmicas que exploram uma vasta gama de emoções.

194 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page