Obras que valem a pena assistir ou revisitar

Uma década transformadora para o cinema, os anos 70 é uma mistura de variados tipos de filmes. Com novas ondas de cinema no mundo todo, como a Nova Hollywood, cinemas políticos e o independente em voga, é uma época que reflete o calor do momento e os conflitos mundiais que estavam acontecendo.
Aqui estão 5 filmes dos anos 70 que valem a pena assistir.
Uma mulher sob influência (1974) - dirigido por John Cassavetes

Dirigido por John Cassavetes, conhecido como o 'pai' do cinema independente , o filme mostra a fragilidade de uma dona de casa, expondo seu casamento disfuncional e seu esgotamento emocional até ser internada. Cassavetes sempre esteve mais interessado em mostrar emoções ilógicas do que contar uma história certa e redonda.
Mikey and Nicki (1976) - dirigido por Elaine May

Elaine May nunca teve o reconhecimento merecido, mas foi um nome importante para a Nova Hollywood. O filme conta sobre um amigo ajudando o outro a fugir de mafiosos, expondo toda a dinâmica da masculinidade tóxica envolvida. Elaine May usa um senso de comédia afiado, criando personagens irracionais e ambíguos.
Taxi Driver (1976) - dirigido por Martin Scorsese

Icônico filme de Martin Scorsese, mostra a alienação e solidão de um taxista que quer salvar uma garota de programa de 12 anos em um contexto de uma cidade super violenta. Considerado um de seus melhores filmes, é culturalmente siginificativo e permanece popular até os dias de hoje.
Cría Cuervos (1976) - dirigido por Carlos Saura

Dirigido por Carlos Saura, é um filme alegórico com a protagonista lidando com memórias de uma infância conturbada. Baseado nas próprias experiências do diretor, é fundamentalmente um filme sobre o período da ditadura da Espanha Franquista.
Mar de rosas (1977) - dirigido por Ana Carolina

Pouco discutida no audiovisual brasileiro, Ana Carolina é a cineasta da histeria com protagonistas femininas fortes. O filme conta sobre uma mulher foragida após matar o marido. Expondo a dualidade do casamento, é uma obra sobre a exaustão feminina a partir de situações cruas e absurdas.
Comments